badge

30 novembro 2007

Hoje pirateia-te ao trabalho


As Razões da Greve

Considerando que os trabalhadores da Administração Pública Central, Regional e Local se encontram confrontados com uma evidente diminuição e limitação dos seus direitos, nomeadamente no que respeita ao seguinte:

Expectativa de mais uma perda real do seu poder de compra, situação que se verifica continuamente há mais de 6 (seis) anos pela inflexibilidade do Governo;

Frustração das expectativas fundadas no compromisso público do Ministro de Estado e das Finanças reiteradas pelo Primeiro-Ministro de que, em 2008, para os Trabalhadores da Administração Pública se inverteria o ciclo de perda, facto que não se verificou na proposta apresentada pelo Governo;

Ausência de abertura governamental para evoluir nas posições e assunção de uma postura que não cumpre a Lei da Negociação;

Concluído o processo negocial pelo Governo de forma unilateral, no que toca às matérias de natureza pecuniária, mantendo a sua proposta inicial sem considerar qualquer das contrapropostas apresentadas pela FESAP nas reuniões anteriores;

Aplicação do PRACE e dos critérios adoptados no que concerne ao desenvolvimento dos processos conducentes à colocação dos trabalhadores na Mobilidade Especial;

O protelamento da apresentação das propostas que permitiriam a reforma das carreiras, vínculos e remunerações, com vista à concretização da reforma da Administração Pública, nomeadamente:

- A definição da tabela salarial única, prevista para 1 de Janeiro de 2008;
- A definição do regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas, com a previsão inicial de entrada em vigor em Janeiro de 2008 não justifica que possa depender da revisão do Código de Trabalho em sede de Concertação Social, atendendo a que se trata de matéria de base da Reforma e da revisão do Código do Trabalho que não entrará em vigor antes de 2009;
- A definição das carreiras do regime geral, cuja concretização estava prevista para o primeiro semestre de 2007 e a definição das carreiras do regime especial, cuja concretização estava prevista para o segundo semestre de 2007;
- A apresentação da proposta de revisão do Estatuto Disciplinar, com aplicação aos trabalhadores em regime de contrato de trabalho em funções públicas;
- A entrada em vigor, apenas parcial, do diploma de carreiras, vínculos e remunerações já em 2008, concretizando a sua aplicação plena apenas no início de 2009, defrauda expectativas, penaliza e causa frustração nos trabalhadores, dado que às carreiras são aplicados os novos métodos de progressão.

Os Outros... em debate


(clique para ver maior)


No Sábado estou por aqui...

29 novembro 2007

Pedras Negras


O SOTAO, grupo de teatro do ICBAS, está de volta com mais uma peça de Teatro.
Adaptada do texto "O Crime de Aldeia Velha" de Bernardo Santareno, Pedras Negras, é baseada numa história veridica que aconteceu em Portugal à pouco mais de 60 anos, mas que bem se poderia ter passado no seculo XVI em plena Inquisição.

Não percas esta 6ª-feira, dia 30 de Novembro, às 21h e no Sábado, dia 1 de Dezembro às 17h, na Fábrica, Rua da Alegria, nº341.
E ainda na 2ª-feria dia 3 de Dezembro, às 21h, no Auditório Municipal de Paranhos, inserido no FETA Porto - Festival de Teatro Académico do Porto.

Os bilhetes são como sempre, preço mínimo de 1 cêntimo, para que o teatro seja acessível a todos e não sobrem desculpas para faltar!

Para reservas contacta: 91 870 44 55
91 244 01 83

To be continued..... por muito mais tempo


Os meus parabéns com algum atraso mas muito bem reconhecidos.
Lévi-Strauss fez esta quarta-feira 99 anos.


Claude Lévi-Strauss é um antropólogo, professor e filósofo francês, considerado o fundador da Antropologia Estruturalista, em meados da década de 1950, e um dos grandes intelectuais do século XX.
No campo dos estudos da antropologia e do mito, o trabalho foi levado a diante por Claude Lévi-Strauss, no período imediato à II Guerra Mundial, que divulgou e introduziu os princípios do estruturalismo para uma ampla audiência, alcançando uma influência quase que universal, fazendo com que o seu nome, o de Lévi-Strauss, não só se confundisse com o estruturalismo como se tornasse um sinónimo dele. O estruturalismo virou "moda" intelectual nos anos 60 e 70. Os livros dele ("O Pensamento Selvagem", Tristes Trópicos, Antropologia estrutural, As estruturas elementares do parentesco), tiveram um alcance que transcendeu em muito aos interesses dos especialistas ou curiosos da antropologia Desde aquela época o estruturalismo de Lévi-Strauss tornou-se referência obrigatória na filosofia, na psicologia e na sociologia. De certo modo, ainda que respeitando a indiferença dele pela história ("o etnólogo respeita a história, mas não lhe dá um valor privilegiado", in O Pensamento Selvagem, 1970, pag.292), pode-se entender a antropologia estrutural como um método de tentar entender a história de sociedades que não a têm, como é o caso das sociedades primitivas.

O ARRASTÃO mudou de casa


E tudo o vento levou... arrastou

Já é uma organização, está maiorzito porque tem os artigos do Expresso e os vídeos do Eixo do Mal e para quem não conhece o Daniel Oliveira até tem uma biografia.

Agora está em Arrastão.org

28 novembro 2007

Vi e gostei - Paranoid Park


Paranoid Park, é o novo filme de Gus Van Sant, é uma radiografia sensível da adolescência americana. Gus Van Sant volta a mergulhar no universo da adolescência que já lhe valeu, por Elephant, uma Palma de Ouro em Cannes.
Alex, um jovem skater de 16 anos, envolvido em todos os dramas típicos da sua geração lida com as experiências sexuais e amorosas, com a escola e com o divórcio dos pais pelo meio é um assassino por acidente. A montagem é inteligente e deixa-nos descobrir, pouco a pouco, o dilema moral do rapaz e a perturbação que isso provoca. Ao estilo de Hitchcock deixa para o público toda a decisão de sobre a culpabilidade e a moral da história.



Vi e gostei, o estilo já lhe conhecia... é um filme do seu tempo, não só pelas referências temporais directas, como a guerra no Iraque como pelo modus operandis desta geração. Fica no pacote de filmes (variados e não comparáveis) como Kids, Trainspotting, Elephant...

SEQSO por SEXO


Definem-se assim:
"Somos um grupo de estudantes de várias escolas que exige a disciplina de Educação Sexual nas escolas, extra-curricular (obrigatória mas sem contar para a avaliação), dada no primeiro ano de cada ciclo (no quinto, sétimo e décimo), abordando várias matérias que vão muito para além dos métodos contraceptivos e as doenças sexualmente transmissíveis. Acreditamos que é possível desmistificar muitos tabus, como a homossexualidade ou a identidade de género, queremos que sejam discutidos muitos assuntos que têm a ver com a sexualidade em si."

Desenho do Francisco Saavedra

Estão aí a começar a bombar num tema que por muito mais que tenha sido discutido ainda não conseguiu ver quase nada resolvido... é necessário porque as coisas não deixam de acontecer só porque não as queremos ver.

Podem ser contactados por email: seqso.porto(at)gmail.com ou no blogue ou ainda no site de contactos Hi5 em http://seqso-porto.hi5.com e parece que anda por aí também a correr nas escolas e muito bem uma publicação no seu ainda número 0 chamada SEXO COM NEXO


27 novembro 2007

Porque não te calas - visto por Boavetura Sousa Santos


Mas "¿porqué no te callas?" é ainda reveladora a outros níveis. Saliento três. Primeiro, a desorientação da esquerda europeia, simbolizada pela indignação oca de Zapatero, incapaz de dar qualquer uso credível à palavra "socialismo" e tentando desacreditar aqueles que o fazem. Pode questionar-se o "socialismo do século XXI" - eu próprio tenho reservas e preocupações em relação a desenvolvimentos recentes na Venezuela - mas a esquerda europeia deverá ter a humildade para reaprender, com a ajuda das esquerdas latino-americanas, a pensar em futuros pós-capitalistas.
Segundo, a frase espontânea do Rei de Espanha, seguida do acto insolente de abandonar a sala, mostrou que a monarquia espanhola pertence mais ao passado da Espanha que ao seu futuro. Se, como escreveu o editorialista de El País, o Rei desempenhou o seu papel, é precisamente este papel que mais e mais espanhóis põem em causa, ao advogarem o fim da monarquia, afinal uma herança imposta pelo franquismo. Terceiro, onde estiveram Portugal e o Brasil nesta Cimeira? Ao mandar calar Chávez, o Rei falou em família. O Brasil e Portugal são parte dela?


Artigo completo no link, publicado na revista Visão e no site do CES

Lançamentos inéditos e não lançamentos apresentam:


Tratamos aqui das «elocubrações filosóficas e as inaventuras de ASOBRAB ORDEP, autodidacta, viralatas intelectual e guardador-de-retretes, como subsídio para a fundação de uma nova e risocrónica scientia: A Retretologia».
Como diz o autor, Pedro Barbosa, este livro é uma ficção de um ensaio, que tem como ponto de partida os escritos encontrados nas casas de banho públicas.

As Edições Afrontamento têm o prazer de convidar para o não-lançamento da 4ª edição do livro O Guardador de Retretes, de Pedro Barbosa (com posfácio de Manuel Frias Martins). A sessão terá lugar no dia 30 de Novembro, pelas 21,30 horas, em sítio nenhum. Ninguém fará a apresentação da obra: o livro apresentar-se-á a si mesmo nas livrarias.

... ora digam lá se não é de cagar a rir e se não dá uma excelente prenda de natal ;)

26 novembro 2007

Ai ai como anda essa matemática e essa história...!!!


O Pedro Moutinho vai ter que admitir perante o país que... "Eu não sei mais do que um míudo de 10 anos" e ficamos por aqui!

O líder da Juventude Centrista apontou hoje o presidente do Grupo Parlamentar do PCP, Bernardino Soares, como um dos principais protagonistas dos "distúrbios revolucionários" do "Verão Quente" de 1975, altura em que tinha apenas quatro anos.
No almoço do CDS-PP que assinalou o aniversário da operação militar do 25 de Novembro de 1975, na Amadora, Pedro Moutinho disse ser preciso "apontar com frontalidade" alguns dos principais responsáveis por actos como os "sequestros e incêndios às sedes do CDS-PP logo após a revolução de Abril de 1974 e que continuam hoje no activo".
"Falo do actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que mais tarde se renderia às virtudes do capitalismo. Falo também das bombas das FP 25 de Abril e políticos actuais como Francisco Louçã, Luís Fazenda, Jerónimo de Sousa, Odete Santos e Bernardino Soares", disse.
Segundo os registos da Assembleia da República, o actual líder parlamentar do PCP, Bernardino José Torrão Soares, nasceu no dia 15 de Setembro de 1971, tendo por isso quatro anos quando se deu o 25 de Novembro de 1975.
Já em relação às Forças Populares 25 de Abril - organização citada pelo líder da JC como estando na mesma linha política do Movimento das Forças Armadas -, não consta nenhum registo de que tenham actuado em 1975.
Esta organização conotada com a extrema-esquerda terá sido formalmente fundada em 1980 (no período do primeiro Governo da Aliança Democrática, liderado por Francisco Sá Carneiro), ano em que começou a desenvolver a sua actividade.
FONTE: LUSA

Esta foi a arma que o PCP ofereceu ao Bernardino na época para ele combater fascistas... (se não der para rir...)

E se eu fizesse SILÊNCIO dentro de MiM ?

E se eu desse um grito... !!!!



que se ouvisse do outro lado do mundo ?



Quem seria capaz de me calar ?



Como se escreve Silêncio ?
Como se faz Silêncio ?
Como te posso mostrar Silêncio ?



SHIIiiiiiiiiiUuuuuuuuuuuuuuuuu !!!!!!

SILÊNCIO


(fim das palavras...)

25 novembro 2007

24 novembro 2007

Porque preferimos Chávez


Miguel Sousa Tavares (MST) não gosta do Presidente da Venezuela Hugo Chávez, no entanto hoje no Expresso teve a franqueza intelectual e a coragem politica de lhe admitir as qualidades que se lhe devem admitir e que normalmente passam por esquecimento oportuno, considera também sobre os defeitos que também não se devem escapar incólumes de análise. A comparação que MST usa é boa. Usa a desculpa de companhia para jantar e diz preferir Chávez a Bush - toda a comparação é muito bem fundamentada e facilmente comprovada.
Eu também não jantaria com Bush. Mas o que importa reter de tudo isto e após uma leitura atenta ao artigo é que apesar de tudo o que possa ser dito e inventado, tudo o que se possa pensar e ver sobre Chávez a atitude da comunicação social continua e continuará a ser a de nomear Chávez como um ditador esquecendo os que o são na verdade como o Presidente da Rússia ou da China e sempre que se fala de Bush trata-lo como uma espécie de arauto da democracia e da liberdade que cometeu... vá lá... uns errozitos! Quem pense ou diga o contrário será de imediato acusado de anti-americanismo primário.

Seria caso para dizer ao MST que tal como os almoços, na politica os jantares também não costumam ser grátis.

Fim de semana e uma pitada de cultura


COMPANHIA DE DANÇA DE ALMADA
O SONHO DA PRINCESA CLARICE

“Num mundo distante, do outro lado do arco-íris, existe um reino feito de trapos e de sonhos: o Mundo da Fantasia. Nele vivem princesas, fadas, duendes e outros seres todos feitos de trapos encantados, cheios de cor e magia. Um certo dia, a Princesa Clarice reuniu os seus amigos e disse-lhes que sonhara ter uma amiga especial que fosse uma Flor e, ao mesmo tempo, uma Menina. Sabendo do sonho da Princesa, Era Uma Vez – o Duende dos Sonhos – decide concretizá-lo, contando, para isso, com a ajuda da Fada das Cores, da Bruxinha Guizinhos e do Dragôncio, que embarcam numa viagem fantástica em busca da Menina-Flor do sonho da Princesa”. (“Era Uma Vez Um Sonho”, Julieta Franco)

Concepção e coreografia: Carla Albuquerque e Maria João Mirco | Cenografia e imagens: Julieta Franco e Carla Albuquerque | Figurinos: Julieta Franco, “Era Uma Vez Um Sonho” | Desenho de luz: Pedro Machado | Sonoplastia: Carlos Gomes | Voz off: Cláudia Almeida | Intérpretes: Carla Albuquerque, Carolina Parreira, Daniela Ferreira, Diana Rodrigues, Joana Beijoco, Jorge Albuquerque e Susana Rosendo

24 NOV SÁBADO 17H00 e 21H30 SP
25 NOV DOMINGO 11H00 SP
26 NOV SEGUNDA 10H30 e 14H30 SP (DATA EXCLUSIVA PARA ESCOLAS)
www.cdanca-almada.pt
5 euros


Centro Cultural Vila Flor
GUIMARÃES


23 novembro 2007

Versos Nus


Apresentação de Versos Nus
na Fnac do Algarve Shopping
24 de Novembro (16 horas)


Mergulho (in Versos Nus - Magna Editora - 2007)

"Escreve um poema
Mergulha no branco
Entra no improvável
Sê humilde
Não penses no que sabes
Esquece o que sentes
Sente
Se não sentes tira a roupa
Bebe água
Pinta um quadro
Esquece as cores que conheces
Imagina cores
Troca-lhes a lógica
Segue
Persegue
Respira debaixo da água do quadro
Transpira
Bebe água
Bebe mais água
Grita
Chora
Chora pela tua mãe
No teu sonho
Ela vem buscar-te
Inspira
Expira"
(...)

Orgulho... mas orgulho mesmo é...



ou mais uma posta para o mercado:

22 novembro 2007

This is the sound of passion



Vi, gostei e quero ver muitas mais vezes :D

I Lost Control ;)


She's Lost Control - Joy Division

Outros Orgulhos !





ORGULHO !


Este blogue apoia a campanha da cerveja TAGUS, lançada hoje em http://www.orgulhohetero.com/ . Aproveitamos este apelo e o das Panteras Rosa e lançamos uma campanha paralela fazendo também um apelo à imaginação.


Prometemos para breve umas novas imagens! Para já fica o banner na coluna lateral --->

Mais sobre esta campanha em:
www.orgulhohetero.org
www.orgulhohetero.net



Orgulho de Quê?

Nós, lésbicas, gays, bisexuais, transgéneros (LGBT) e outr@s rebeldes sexuais, temos orgulho de enfrentar as consequências de não escondermos a nossa identidade sexual ou de género. Temos orgulho de termos sobrevivido à nossa orientação sexual ou identidade de género fora da norma numa sociedade que nos condena ao silêncio e à vergonha (muit@s não sobreviveram). Nas nossas marchas, celebramos o orgulho de quem recusa a carga moral de culpabilidade que nos é imposta, quando seria tão fácil continuarmos a esconder os nossos desejos e apenas fingirmos "ser normais".
Não estamos orgulhosos da nossa orientação sexual, deixamos isso – e quaisquer definições de "normalidade" – para heterossexuais homófobos. Temos orgulho, sim, de escolhermos vivê-la, mesmo quando isso faz de nós alvos de discriminação e violência. Temos orgulho por oposição à vergonha. Temos orgulho nas lutas de longo prazo que tant@s travaram e
travam contra a criminalização ou medicalização das nossas identidades e pela construção árdua dos nossos movimentos sociais.
Temos orgulho na força, no esforço, nos sacrifícios que tantas pessoas LGBT assumiram ao longo da História para sair do armário e exigir dignidade. Temos orgulho na imensa variedade das nossas expressões e formas de expressão. O orgulho LGBT é necessário como o "black is beautiful" foi necessário nos anos 60 norte-americanos: como então, muit@s de nós continuamos a sentir culpa, vergonha e auto-depreciação por aquilo que somos. Sem orgulho, as novas gerações LGBT em tantos países estariam condenadas à mesma existência clandestina que os seus predecessores combateram. No processo da sua auto-descoberta, muitas gerações têm tido, pela primeira vez, a possibilidade de crescerem como LGBT com referências positivas do que isso significa, e com menos referências negativas.
Nenhum outro motivo senão Orgulho motivou a histórica revolta de Stonewall - na origem do actual movimento lgbt -, quando o desejo de dignidade se traduziu em resistência à violência policial. Quando a nossa vida pessoal condiciona os nossos direitos cívicos, deixa de ser "privada" e torna-se "política". E precisamos de ser visíveis hoje para que amanhã não tenhamos necessidade disso, quando as pessoas deixarem de ser definidas com base na sua identidade sexual ou de género.
"Dar a cara" continua, infelizmente, a ter consequências negativas. Mas é mesmo por isso que é preciso que cada vez mais gente saia do armário ou, pelo menos, se envolva com o associativismo LGBT: para inverter essa situação injusta. Para que um dia "dar a cara" seja tão natural como lavar os dentes e seja tão banal que não acarrete discriminação.

A homofobia é um sistema político na sociedade actual. O orgulho, uma arma contra a violência homofóbica.

Panteras Rosa

21 novembro 2007

My Baby Just Cares For Me



Nina Simone e animação... só porque gostamos dela. E só isso já chega.

FAZ


A revista Faz, uma edição inteiramente gratuita dedicada ao design de interacção, está disponível para download. A revista é fruto dos esforços da Cadius, uma comunidade de profissionais de usabilidade, arquitectura de informação e design de interacção. A Faz apresenta no seu primeiro número, oito excelentes artigos, a saber:
Especialização e homogeneização na interacção com software.
Interfaces e intuição.
Análise do estado actual dos congresso de HCI.

Comparação entre a web chilena e a web espanhola.
Geolocalização, comunidades e interfaces apropriadas.
Design de interacção em ATM’s.
Design de novos agentes virtuais nas comunicações telefónicas (call routing).
Design de prevenção de fraude.

A Faz consiste em quase 70 páginas de informação de qualidade redigida por autores como David Gómez-Rosado (Ask.com, ex-Microsoft, ex-Nike.com), Ricardo Baeza-Yates (VP para a Investigação na Europa e América-Latina no Yahoo! Research de Barcelona) ou Juan Leal (Director de Usabilidade no Idealista.com, ex-Terra Networks, ex-IconMedialab Lisboa).

O download da revista pode ser efectuado de três formas. Uma versão de qualidade apropriada para monitor (1.78MB), uma segunda versão de alta-qualidade de 16.08MB ou descarregando individualmente cada artigo.

20 novembro 2007

Neste útero mando eu !


Deviam ter sido também assim as faixas e as inscrições nas barrigas que pulularam pelos media... senão vejam o artigo da Fernanda Câncio do DN do dia 16 de Novembro:

Imagine que, sendo mulher, deseja laquear as trompas. Ou que, sendo homem, quer fazer uma vasectomia. Lá terá as suas razões, sejam elas quais forem, e dirige-se a um médico competente para a dita operação. Não se surpreenda, no entanto, se este lhe fizer saber que para proceder à cirurgia tem de lhe fazer prova da autorização do seu cônjuge. Acha estranho? Acha inaceitável? Inconstitucional? Ilegítimo? Ridículo? Antiético? Pois este requisito está claramente plasmado no número 3 do artigo 54.º do Código Deontológico dos médicos portugueses: "A esterilização reversível é permitida perante situações que objectivamente a justifiquem, e precedendo sempre o consentimento expresso do esterilizado e do respectivo cônjuge, quando casado."
Todo um programa, este artigo 54º. Num código em que se frisa o dever da confidencialidade e o de "respeitar escrupulosamente as opções religiosas, filosóficas ou ideológicas e os interesses legítimos do doente", determina-se que se exija a um paciente autorização de outra pessoa para tomar uma decisão fundamental sobre a sua saúde e a sua vida. Mais: assume-se que é ao médico, não à pessoa que quer ser esterilizada, que compete ajuizar sobre a justiça das justificações.
Mas o mais extraordinário nesta disposição não é ter sido formulada em 1985, quando surgiria já claramente desfasada, não só da conjuntura jurídica como da social; nem sequer o arbitraríssimo poder que confere aos médicos sobre os pacientes e as suas decisões (infelizmente, nada disso espanta); nem tão-pouco o não ter sido até hoje alvo de qualquer reparo ou protesto, quer por clínicos quer por outrem, ou ser única, em todo o código, já que em mais nenhum caso se estabelece a necessidade de incluir outras pessoas na relação entre médico e paciente adulto - note-se que nem no caso de diagnóstico de doença contagiosa e mortal o código permite o quebrar da confidencialidade. Não: o mais extraordinário é que esta disposição tão, digamos, especial é ignorada, por exemplo, pelo presidente do Colégio de Obstetrícia e Ginecologia da Ordem dos Médicos. "Confesso que não sabia que isso lá estava", diz Luís Graça, que certifica ter já feito "centenas de laqueações de trompas".
Quando são os próprios médicos a ignorar e desconsiderar o seu próprio código - quer por não o respeitarem na prática e na ética, quer por permitirem que tenha disposições ilegais e inconstitucionais, quer por se recusarem a debater e sanar essa desconformidade -, talvez não faça sentido que se escandalizem se outros lhes exigem, pelos meios ao dispor, que façam o que deve ser feito. É uma intromissão no foro privado da classe? Talvez. Mas até isso, a ser verdade, seria justiça poética.

Acção Global pelo Abrupto


Pacheco Pereira está indignado. Parece que há «falsos blogues pornográficos» (ainda se fossem verdadeiros) que aparecem à frente do Abrupto em rankings falsificados, e que se montou uma cabala para «evitar que o Abrupto apareça sempre nos primeiros lugares». Pior,é «prática deliberada de muitos blogues» «fazerem ligações a tudo menos ao Abrupto». Cientes da enorme injustiça e clima de perseguição, o Arrastão e o Zero de Conduta avançam com uma campanha na Blogosfera. No dia 23 de Novembro vamos todos linkar para Pacheco Pereira.

Vamos todos ajudar o Abrupto.
Associa-te a esta campanha.

Roubado e em solidariedade associativa com o Zero de Conduta

19 novembro 2007

Choque tecnológico... pois sim !!!


Portugal é dos países da União Europeia (UE) onde se vê mais televisão e se usa menos as novas tecnologias de informação e comunicação, sendo apenas batido pela Itália. E a Finlândia e Holanda são os países onde a população passa menos horas frente ao pequeno ecrã, preferindo navegar na Web ou usar outras novas tecnologias, como o telemóvel ou o comércio electrónico.

Mais tecnologia, menos TV

Apesar da "má" pontuação de Portugal no que respeita ao desenvolvimento da sociedade de informação no âmbito da UE, um outro estudo recente da Fundação Orange revelava que a penetração de Internet por cá aumentou em 2006 perto de 200%, com 7,7 milhões de portugueses a terem já acesso à Internet. No entanto, o ranking sobre a sociedade de informação envolve não só o uso da Web, como também dos telemóveis e do próprio comércio electrónico.
(Fonte DN)

O Segredo da Rua d’O Século


20 de Novembro, 18h
Biblioteca Museu República e Resistência
Rua Alberto de Sousa, 10 A - Zona B do Rego, Lisboa

Lançamento do livro:
O Segredo da Rua d’O Século
- Ligações perigosas de um dirigente judeu com a Alemanha nazi (1935-1939)
de António Louçã e Isabelle Paccaud

Apresentado pelo sociólogo Alan Stoleroff
Biblioteca Museu República e Resistência
Rua Alberto de Sousa, 10 A - Zona B do Rego, Lisboa

O que é a música árabe?


Uma boa pergunta para iniciar uma viagem que nos pode levar até ao concerto dos Ensemble Ibn Harabi:

Sexta 23 de Novembro de 2007 - 21h30
Grande Auditório· Duração 1h30
18 Euros (Jovens até aos 30 anos:5 Euros. Preço único)

O sufismo surgiu no século ix, na Mesopotâmia, e incarna a dimensão mística do Islão. É uma via iniciática para aceder a um conhecimento pessoal e experimental do divino, uma fusão do temporal no intemporal, do material no imaterial, do humano no divino.
É um caminho que se faz em comunidade, sob a orientação de um mestre (sheik) que já percorreu todas as fases da viagem interior. As práticas sufistas utilizam rituais, individuais ou comunitários, em que a música, a poesia e a dança têm um importante papel como expressões do desejo da alma se aproximar de Deus.
Foi a partir da zaouia (lugar de reunião dos sufis) Siddiqia, em Tânger, que se constituiu o Ensemble Ibn Arabi, que tomou o seu nome do de um dos maiores sufis da história, nascido em Múrcia, Espanha, em 1165. A música que praticam tem as suas raízes na “Espanha das três culturas”, reclamando uma herança árabe andaluza que continua em Marrocos. Os seus cantos utilizam poemas de grandes figuras do sufismo – Ibn Arabi, naturalmente, mas também Rabia al-Faridh, Sidi Mohammad al-Harrak, Omar Ibn al-Faridh, ou outros cujos nomes a nós, europeus não islâmicos, pouco ou nada dizem, mas que são fundamentais na história do misticismo sufista.
O Ensemble é dirigido musicalmente por Ahmed El Kheglin. Depois de ter aprendido a música árabe andaluza no Conservatório de Tânger, El Kheglin aprendeu a tocar qanun (instrumento de cordas também chamado de saltério ou de cítara), com professores tunisinos e iraquianos. Discípulo do último sheik da zaouia Siddiqia, estudou história das ideias em Paris e teologia na Universidade de Fez onde se consagrou ao estudo do sufismo. Para além de ser responsável e apresentador de um programa de rádio de grande notoriedade sobre músicas e cantos sufis através do mundo, escreve sobre o tema para várias revistas literárias ou universitárias, dá conferências na Europa e no Mundo Árabe, apresenta-se com o seu Ensemble em dezenas de festivais e de concertos, sobretudo na área mediterrânea. Este é o último concerto integrado no ciclo Os Filhos de Abraão que ao longo deste ano a Culturgest foi apresentando. Também neste caso escolhemos música rara. Rara pela sua beleza, pela sua espiritualidade, mas também por estar longe dos estereótipos que muitas vezes construímos sobre as “outras” músicas, como a música árabe.

Qanun e Direcção musical Ahmed El Kheligh
Ud e Tambur Hérvé Teboul
Violino Andalou Oussama El Kheligh
Daf e Zarb Pièrre Rigopoulos
Canto e Bendir Abdellah el Mansor El Kheligh

18 novembro 2007

Pirateia as tuas buscas !


Para quem gosta de procurar e encontrar tudo mas mesmo tudo na grande fonte que é a Internet. Para quem não tem problemas de consciência com os direitos de autor ou copyrights quando se fala do que é apenas o download para consumo caseirinho sem fins comerciais este é o site de excelência. Pois é o Google Pirate tem tudo o que você queria saber e encontrar e com buscas direccionadas por opção, desde torrents a ebooks passando por roms ou comics...
Vale a pena a visita e ainda providenciam um plugin para a barra de buscas rápidas de browsers como o Firefox.

17 novembro 2007

Não há festa como esta ! - como se pudesse ser coisa boa !


É hoje inaugurado no Porto a maior árvore da Europa, uma roda gigante na Cordoaria, um parque-lazer nos Leões e uma pista de gelo em D. João IV. Natal traz festa ao Porto, mas será esta festa algo de original? Porque se regozija a CMP com estas pafernálias montadas por toda a cidade que não são mais do que umas importações e estrangeirismos capitalistas de celebração de uma coisa qualquer... mais do que isso e mais do que toda a luz que inunda a cidade são as enormes telas publicitárias de quem quem "oferece" realmente tudo isto à cidade. A festa é a festa do Millenium BCP, da Santa Casa da Misericórdia ou do Finibanco...

Não pense o senhor Rio que o povo do Porto se contenta com as migalhas ou com as côdeas desta pseudo cultura. Não esquecemos os artistas desta cidade que não te espaço e os sucessivos ataques à liberdade de expressão na cidade e de algumas das suas forças vivas.

Assim, o Movimento "Eu imPorto-me" organiza actividades para comemorar 11.º da elevação do centro histórico a Património Mundial. As comemorações são a 4 de Dezembro e vão contar com nomes como Pedro Burmester, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa e Sérgio Godinho.

É CULTURA ESTÚPIDO !

Fight For Kisses


Boa publicidade faz-se assim, inteligente, com piada e sem medos!

16 novembro 2007

Porque todas as sexta são santas


CLÃ
Theatro Circo
17 NOV SÁBADO 21H30
15 euros

A comemorar 15 anos de carreira, os Clã estão de regresso aos originais com um novo disco, depois de experiências paralelas e digressões além fronteiras. Musical e visualmente diferente do seu antecessor, o quinto registo dos Clã é determinado e feminino, na apresentação, rico e lírico, nas composições de Regina Guimarães, Carlos Tê, Adolfo Luxúria Canibal e Arnaldo Antunes. Diferente na sonoridade, mas inconfundível no estilo, “Cintura” traz os Clã de volta aos palcos portugueses, onde têm promovido a música portuguesa e em português. Com canções da autoria de Hélder Gonçalves, que volta a assinar uma das letras neste novo trabalho, os Clã prometem surpreender com um espectáculo que completa a mensagem.


Contos em Viagem – Cabo Verde

Teatro Meridional
Até 15 Dezembro
4ª a 6ª, 22h; Sáb. 17h e 22h
10€ (+ descontos)

- Ora, segue sempre, sempre em frente. Não vira em lado nenhum. Chega a uma rotunda grande. Ali nessa rotunda, que tem um relógio, vira para cima. Depois sobe mais um bocado e procura a zona das partidas. É aí que faz o check-in e entra no avião. A seguir é só subir, subir… Umas horas e está em Cabo Verde! – Quem não gostaria de pegar já na mala e ir uns belos dias para Cabo Verde? Mas há falta dessa possibilidade – damn! -, por estes dias há um outro Cabo Verde bem perto de nós, ali para os lados do Poço do Bispo. Mais um espectáculo com que o Teatro Meridional nos presenteia. E nunca falha. É sempre um belo presente! Em palco, actriz (curiosamente, ou não!, com raízes cabo-verdianas) e músico vivem emoções africanas, em língua portuguesa e crioulo. Viagem a não perder.

Se tudo fosse assim tão fácil...!!!

Advanced Global Personality Test Results
Extraversion |||||||||||||| 53%
Stability |||||||||||||| 60%
Orderliness |||||||||||||||| 63%
Accommodation |||||||||||||||| 70%
Interdependence |||||||||||| 50%
Intellectual |||||||||||||||| 70%
Mystical |||| 16%
Artistic |||||||||||||||||||| 83%
Religious || 10%
Hedonism |||||| 23%
Materialism |||||||||| 36%
Narcissism |||||||||||| 43%
Adventurousness |||||||||||||| 56%
Work ethic |||||||||||||||||| 76%
Self absorbed |||||||||||| 50%
Conflict seeking |||||||||||||||| 63%
Need to dominate |||| 16%
Romantic ||||||||||||
43%
Avoidant ||||||||||||
43%
Anti-authority ||||||||||||||||||||
83%
Wealth ||||||||||||||
56%
Dependency ||||||
30%
Change averse ||||||||||||
50%
Cautiousness ||||||||||||
50%
Individuality ||||||||||||
43%
Sexuality ||||||||||||||||
70%
Peter pan complex ||||||
30%
Physical security ||||||||||||||||||
76%
Physical Fitness ||||||||||||||||
64%
Histrionic ||||
16%
Paranoia ||||||||||||
43%
Vanity ||||||
30%
Hypersensitivity ||||||||||
36%
Indie ||||||||||||||||||
73%
Take Free Advanced Global Personality Test
personality tests by similarminds.com


Parece simples, preenchemos um formulário com umas quantas perguntas num esquema de aproximação e voilá aqui está o que somos, como somos, quem somos e como interagimos com terceiros... ah!!! melhor do que isto... é a mãe de todos os "personality quiz".

Sem prazer e liberdade... não vale a pena!

15 novembro 2007

Feeling Good


Nina Simon e animação...

OS CANTOS DO ZECA


No próximo dia 18, domingo, pelas 16 horas, no Fórum da Maia, vai ser levado à cena o espectáculo “OS CANTOS DO ZECA”.


Esta iniciativa da responsabilidade da Associação José Afonso (fundada em 18 de Novembro de 1987), por intermédio do seu Núcleo do Norte, mistura músicos, actores, técnicos, profissionais e amadores, com o objectivo central de celebrar a vida e obra de José Afonso e percorrer vários “cantos” do “poeta, andarilho e cantor”.
Os “CANTOS DO ZECA” significará prestar um tributo aos vários “cantos” por onde o Zeca passou: Portugal, África, Galiza.
Os “CANTOS DO ZECA” significará, também, prestar um tributo aos vários “cantos” onde ele tem sido cantado por gente que faz da música e das palavras de José Afonso uma vontade de construir mundos sem muros nem ameias.Do Porto, de Castelo de Paiva, de Lisboa, do Alentejo, de Viana do Castelo, de Penafiel, de Braga, de Guimarães, da Galiza chegam cantores e actores que, principalmente durante este ano, têm sido “companheiros de estrada” do Núcleo do Norte da AJA.
Os “CANTOS DO ZECA” significará, ainda, prestar um tributo aos poemas e canções que José Afonso nos legou como forma de, ainda hoje, conseguirmos perceber “o que faz falta”.
Num espectáculo construído e desenhado cenicamente pelo Núcleo do Norte da AJA, José Afonso vai “estar presente” porque com ele percorremos estes 20 anos de caminho.

Os bilhetes, ao preço de 7,50€ estão à venda na Cooperativa UNICEPE (Praça de Carlos Alberto), Sindicato dos Professores do Norte (Rua D. Manuel II) e Sindicato dos Seguros (Rua do Breiner) podendo ser feitas reservas pelo endereço: ajanorte@gmail.com

Contactos:
Paulo Esperança (Telem. 917711964
José Carlos Pereira (Telem. 916090033)

14 novembro 2007

Uma boa surpresa!


Elas definem-se assim: "Somos conhecidas por Gémeas Siamesas, apêndices uma da outra… Enfim, estamos na lista de espera para fazermos a operação, talvez p’ró ano... Talvez assim já nos consigam distinguir, mas não faz mal o trabalho a isso obriga. Este é um dos nossos projectos mais queridos e sólidos, inspirado no nosso dia-a-dia das Universidades, mas não só. Não querem espreitar? Já dizia uma sábia e telegénica senhora “ Não neguem à partida uma ciência que desconhecem!” Sintam-se livres para comentar… opinar… criticar… sugerir… partilhar experiências… Mas agora a sério, somos mesmo conhecidas por cada uma de nós ter dois olhos, um nariz, uma boca e até duas orelhas!!! Enfim…normalidade, uma chatice! Divirtam-se!"

O blogue é o Universidade Gourmet que basicamente é o blogue de uma BD em tiras. Sarcásticas e incisivas, uma BD para ver e ficar a roer as unhas à espera da próxima tira.

Fascista ???!!!!... talvez não....

MENTIROSO !


capaz destas façanhas.... Aznarada atrás de aznarada....

Pelos cabelos do desenho


Sandra Gil
pelos cabelos do desenho


17 de Novembro > 22 de Dezembro > 2007
Inauguração: Sábado, 17 de Novembro, entre as 16h e as 19h
Curadoria:João Baeta

Espaço Ilimitado - Núcleo de Difusão Cultural
Rua de Cedofeita, 187 - 1º, 4050-179 Porto

13 novembro 2007

O Médio Oriente remodelado


No âmbito dos encontros regulares realizados em parceria com o Instituto Franco-Português destinados a promover o debate sobre artigos do jornal comuns à edição original francesa e à edição portuguesa, este mês propomos a discussão dos artigos do dossier «O MÉDIO ORIENTE REMODELADO» da edição de Novembro.

O debate contará com a presença do jornalista e especialista em Médio Oriente, José Goulão, e terá lugar na zona do bar do Instituto Franco-Português (Av. Luís Bivar, n.º 91, em Lisboa - junto ao Saldanha) no dia 15 DE NOVEMBRO, quinta-feira, a partir das 21h30.

A entrada é livre. Participe!

Assine a edição portuguesa do Le Monde diplomatique até ao final de Dezembro e receba a oferta do livro Uma Sociedade à Deriva, de Cornelius Castoriadis. Mais informações em http:\\pt.mondediplo.com.

Fim de viagem... a distância de um tempo percorrido


No fim já com as rodas das carruagens a chiar e com a força da travagem enquanto nos levantávamos para pegar nas malas, pude tocar-lhe a pele muito de levezinho. Senti um arrepio e senti que ela também o tinha sentido. Foi a nossa forma de dizer: foi um prazer, obrigada…
- Parece que chegamos então ao fim da viagem! Adeus…
- Adeus…

Vive & deixa viver ... no Porto

12 novembro 2007

Canções de Amor


Todas as canções de amor contam a mesma história: "Há muitas pessoas que te amam", "Não posso viver sem ti"… "Desculpa Anjo". As Canções de Amor conta também esta história.

Não deixa de ser um filme estranho. Não deixa de ser um musical em que existe um problema quando o ponto fraco reside exactamente na baixa qualidade das músicas e das interpretações. Somos obrigados a questionar a opção estilística para contar uma história que poderia beneficiar bastante mais da sua ausência. Poderá ser um bom filme mas para mim fica a sensação que falta ali qualquer coisa. Então porquê falar dele?
Pois, são poucos os filmes que retratem a eterna questão do amor de uma forma tão simples de explicar. Mulheres, homens, mais que um parceiro... todas as formas de amar são possíveis e neste filme todo o elenco parece reagir bem, demasiadamente irreal para o mundo onde vivemos, às formas de amar e às adversidades pelas quais vão passando.

No final de tudo é Paris, Amor e um Trio visto por um realizador, Christophe Honoré, que não nos pára de surpreender de filma para filme. Um filme para qual precisamos de tempo para gostar... passadas umas semanas de o ter visto gostaria de rever para melhor ver.