badge

17 junho 2006

Peanuts - a obra que faltava em Portugal



Depois de ter sido anunciado a edição completa e sistematizada das tiras dos Penuts eis que surge a versão portuguesa fiel à edição original com a chancela das Edições Afrontamento.

Cada volume apresentará cronologicamente as tiras de Schulz publicadas nos jornais diários e semanários ao longo dos seus mais de 50 anos de carreira.

O primeiro volume, que cobre os primeiros dois anos e um quarto de tiras (1950, 1951 e 1952), exercerá um particular fascínio para os fãs dos Peanuts. Apesar de haver centenas de livros publicados, a maior parte das tiras destes primeiros tempos nunca tinham sido anteriormente reunidas, em grande medida porque mostram um jovem Schulz em início de carreira onde as personagens que o celebrizaram são ainda bastante diferentes daquelas que posteriormente o mundo consagrou. Entre outras coisas, as três grandes personagens – Schroeder, Lucy e Linus – apareciam inicialmente como crianças e apenas «foram crescendo» à medida que os meses foram passando. Mesmo o Snoopy começa por aparecer como um cachorrinho! Assim, a colecção «Peanuts – Obra Completa» oferece a oportunidade única de vermos o Mestre refinar as suas personagens e sedimentar o seu universo, dia-a-dia, semana-a-semana, mês-a-mês.

O segundo volume integrará as tiras de Schulz publicadas entre os anos de 1952 e 1954.

O Autor

Charles M. Schulz nasceu em 1922 em Minneapolis, Minnesota e faleceu em 2000, vítima de cancro, na noite anterior à publicação da sua última tira cómica. A sua carreira estendeu-se por mais de 50 anos onde desenhou mais de 18.250 tiras cómicas dos Peanuts dando vida ao angustiado Charlie Brown, ao romântico Snoopy, ao pianista Schroeder, a Linus e ao seu toten-cobertor e à auto-centrada Lucy. Todas estas personagens povoam o imaginário de milhares de pessoas por todo o mundo.

PEANUTS – são uma das mais famosas tiras cómicas da história aclamadas pelo público leitor de todo o mundo. As personagens de Charles M. Schulz – Charlie Brown, Snoopy, Lucy, Linus, Scroeder e muitos outros – tornaram-se ícones mundiais. Em 1999, um júri americano de peritos em comics afirmou os Peanuts como as segundas melhores tiras cómicas do século XX. Em 2002, um estudo identificou os Peanuts como um cartoon reconhecio por 94% do total do público leitor americano, sendo apenas suplantados pelo rato Mickey.

Os Peanuts nasceram em 1950 e foram publicados em cerca de 2600 jornais e em 21 línguas diferentes.

O Editor

A edição Americana é da responsabilidade da Fantagraphics Books que, com a família de Charles M. Schulz, coordena esta obra sem precedentes. A Edição portuguesa é da responsabilidade das Edições Afrontamento que, pela primeira vez, disponibilizarão a Obra completa em língua portuguesa ao ritmo de dois volumes por ano, seguindo o design da edição Americana.

0 bitaites: