badge

03 novembro 2006

Que a Força esteja Convosco














Com o primeiro filme da saga Guerra das Estrelas pronto (o Episódio IV, estreado em 1977), George Lucas adivinhava já o sucesso de uma série ainda por filmar. Ordenou que fossem guardados todos os elementos e adereços que tinham dado vida à aventura de Jedis e terríveis vilões do Império, fantásticas espadas de luz e veículos futuristas.

Quase 30 anos depois, chega a Lisboa uma das mais requisitadas exposições mundiais. Guerra das Estrelas revela-se ao público a partir de hoje (e até ao dia 14 de Janeiro) no Museu da Electricidade da capital.

A banda sonora de John Williams dá-nos as boas-vindas e, a partir daí, é reconhecer personagens e momentos dos filmes que já vimos vezes sem conta. Revelam-se os "verdadeiros" Yoda e Chewbacca, os amigáveis Ewoks e um inconfundível Storm Trooper. Paramos para observar os pormenores que compõem os robôs mais famosos do cinema (R2D2 e C3PO) e prestamos reverência a Darth Vader, fato, máscara e respiração incluídos. Uma Naboo 1 e um Podracer (utilizados pelo jovem Anakin Skywalker no Episódio I) são belos exemplos, com generosas dimensões, dos diferentes veículos que compõem todo um universo ainda hoje cativante para milhões de fãs.

Mas esta Guerra das Estrelas não se fica pelo mais óbvio. Mostra maquetes e elementos cénicos, explicando a sua origem e função. Primeiros esboços das personagens e fragmentos do storyboard misturam-se com sons e imagens dos vários cenários. Relaciona-se ficção com realidade científica e promove-se a interactividade com o cenário - é finalmente possível usar a Força e fazer levitar uma X-Wing em pleno Sistema de Dagobah!

Esta é uma das três exposições itinerantes d'A Guerra das Estrelas, com algumas peças únicas e réplicas perfeitas de outros elementos, adaptadas ao ambiente "mecânico" do Museu da Electricidade. Fãs vestidos para a ocasião, projecção de filmes, documentários e debates sobre robótica e astrofísica completam o programa. Das 10.00 às 20.00 (sextas e sábados até às 22.00, encerra às segundas), com bilhetes a 10 euros.

FONTE: DN

0 bitaites: