badge

16 março 2010

Visita o meu perfil no Facebook a partir de um código 2D


Pois é... a mais recente inovação do Facebook. Facilitar o acesso aos perfis a partir de smartphones a partir da criação de um código QR ou 2D para cada pessoa. Abre-se todo um novo mundo de possibilidades, desde poder imprimir uma tshirt ou disponibilizar esta info num blogue ou noutras redes sociais.

Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado na gestão de inventários numa grande variedade de indústrias. Desde 2003, foram sendo desenvolvidas aplicações direccionadas para ajudar os utilizadores na tarefa de adicionar dados em smartphones. Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde se usamos códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telemóveis. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.
O padrão Japonês para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004. Foi aprovado em Junho de 2000. "QR Code é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada.".
A banda Pet Shop Boys utilizou imagens do código QR no vídeo da música "Integral". São dezenas de códigos que aparecem durante o clipe. Todas as imagens quando decodificadas apresentam links para diferentes sites, em geral tratando da questão da privacidade no mundo contemporâneo.

0 bitaites: