badge

28 novembro 2006

Médicos Pela Escolha apresentam movimento







Apresentou-se ontem, em Lisboa, o movimento dos profissionais de saúde pelo sim, “Médicos pela Escolha”. O movimento apresentou-se disposto a combater os "enganos", com a experiência científica de profissionais de saúde, de forma a defender a saúde da mulher e combater o flagelo do aborto clandestino. A apresentação contou com um antigo e duas actuais responsáveis clínicas da Maternidade Alfredo da Costa, que fizeram questão de contrariar a ideia que defender o "sim" era estar contra o código deontológico dos profissionais de saúde. Segundo o jornal Público, Maria José Alves, médica da Alfredo da Costa, defendeu que o actual código está desactualizado. "O código deontológico não reflecte o sentir e o pensar de muitos de nós no nosso encontro com as mulheres que passam por estas situações.", afirmou.
O mandatário e médico Vasco Freire justificou o empenho na campanha com a defesa de uma Interrupção Voluntária da Gravidez "segura, precoce e com acompanhamento médico". Todos os intervenientes sustentaram a necessidade da despenalização para acabar com o aborto clandestino e as suas consequências. Freire lembrou que este era "a segunda causa de morte materna em mulheres adultas e a primeira de morte materna na adolescência". Ana Campos, directora de serviço na maternidade da Alfredo da Costa, acrescentou que o aborto clandestino sem acompanhamento médico era uma das principais causas de "complicações em gravidezes posteriores".
O movimento iniciou na semana passada a recolha de assinaturas para permitir a participação na campanha. Freire afirmou ter já recolhido mais de mil assinaturas, das cinco mil que a lei exige. O Médicos pela Escolha é composto por médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais ligados à área da saúde.

1 bitaites:

André disse...

www.medicospelaescolha.pt