Quando se pensava que já mais nada podia ser feito, este homem não pára de nos trazer inovações da sua perversa imaginação....
Bush conseguiu a aprovação de um projecto de lei que legaliza a tortura e viola as Convenções de Genebra, que estabelecem o tratamento humano dos prisioneiros de guerra. A nova lei anula a garantia de habeas corpus, o direito de qualquer acusado ter as provas contra ele apresentadas em tribunal, para quem a administração norte-americana considere "combatente ilegal" ou que seja acusado de "apoiar o terrorismo".
A "lei sobre comissões militares de 2006" foi aprovada na 4ª feira na Câmara de Representantes por 253 votos contra 168 e na 5ª feira no Senado por 65 votos contra 34. Bush deslocou-se propositadamente a cada um dos órgãos para conseguir que a lei fosse aprovada e espera-se que a promulgue provavelmente ainda hoje.
O projecto de lei foi apresentado por Bush depois do Supremo Tribunal americano ter considerado em Junho passado que os tribunais especiais, que a administração queria criar para julgar os prisioneiros de Guantanamo, eram ilegais face à lei americana e ao direito internacional.