badge

29 setembro 2006

BUSH IT !!!


















Quando se pensava que já mais nada podia ser feito, este homem não pára de nos trazer inovações da sua perversa imaginação....


Bush conseguiu a aprovação de um projecto de lei que legaliza a tortura e viola as Convenções de Genebra, que estabelecem o tratamento humano dos prisioneiros de guerra. A nova lei anula a garantia de habeas corpus, o direito de qualquer acusado ter as provas contra ele apresentadas em tribunal, para quem a administração norte-americana considere "combatente ilegal" ou que seja acusado de "apoiar o terrorismo".

A "lei sobre comissões militares de 2006" foi aprovada na 4ª feira na Câmara de Representantes por 253 votos contra 168 e na 5ª feira no Senado por 65 votos contra 34. Bush deslocou-se propositadamente a cada um dos órgãos para conseguir que a lei fosse aprovada e espera-se que a promulgue provavelmente ainda hoje.

O projecto de lei foi apresentado por Bush depois do Supremo Tribunal americano ter considerado em Junho passado que os tribunais especiais, que a administração queria criar para julgar os prisioneiros de Guantanamo, eram ilegais face à lei americana e ao direito internacional.

Esta lei permite a obtenção e uso de provas sob coacção, permite ao governo norte-americano incriminar pessoas, incluindo cidadãos americanos como "combatentes estrangeiros ilegais" e assim sujeitá-los a prisão indefinida sem recurso a tribunal.

1 bitaites:

A disse...

na realidade não deve ser encarado como uma inovação. o bush deve ter andado a ler sobre a europa medieval e deu de caras com uma coisa chamada inquisição.