badge

30 junho 2008

Fim do Ciclo de Cinema da Guerra Civil Espanhola


Dia 3 de Julho
Quinta-feira
21h30m
Academia Problemática e Obscura
(Rua Deputado Henrique Cardoso 3o/34 - Setúbal)


Projecção do documentário Spanish Earth, por Joris Ivens em 1937, com a voz off de Ernest Hemingway, filmado em plena Guerra Civil, mostra o dia a dia das gentes e a sua luta pela sobrevivência e pelos seus ideais. Duração de 52 minutos, p/b.
Nota: falado em Inglês e legendado em Castelhano

Setúbal e a Guerra Civil Espanhola
Apresentação de Álvaro Arranja,
com imagens de jornais da época.

Álvaro Arranja é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. Tem publicado diversos trabalhos sobre história contemporânea portuguesa e sobre história local.

Após o início da Guerra Civil espanhola, cedo a Ditadura portuguesa e os sectores sociais que a apoiam, compreendem que a sua sorte se joga em Espanha. A vitória de Franco consolidaria Salazar, enquanto um sucesso republicano daria uma ajuda decisiva à oposição portuguesa. Em Setúbal, como noutras localidades, os apoiantes da Ditadura organizam o auxílio ao exército de Franco que de Sevilha tinha subido até Badajoz (onde cometeu um dos maiores massacres da Guerra Civil) e agora se preparava para seguir na direcção de Madrid. Através da imprensa da época em Setúbal, vemos como os mais importantes industriais das conservas formam colunas automóveis levando conservas de peixe (a ração de combate perfeita) e outros abastecimentos até Espanha, com o objectivo de apoiar o “seu” exército franquista. A não-intervenção da Ditadura portuguesa é apenas uma fachada, como se vê ainda melhor na imprensa local do que na imprensa de Lisboa (mais controlada pela censura). Álvaro Arranja

1 bitaites:

Arya Bodhisattva disse...

é na m'nha terra! vou tentar ir! (será que vai lá estar muita gente... tenho de procurar a rua...)