badge

30 julho 2008

Pois então não eram estes jogos que sendo um evento desportivo não eram politizados ???


OH!!! Escândalo ! Então não é que o governo chinês mentiu ao Comité Olímpico Internacional ?! É que não se estava nada à espera que tal acontecesse... e agora o BOICOTE será que já faz sentido ?

A China vai censurar a Internet utilizada pelos media estrangeiros durante os Jogos Olímpicos de Pequim, indicou hoje um responsável do comité de organização, recuando numa promessa de garantir liberdade total aos media durante o evento.
"Durante os Jogos Olímpicos, vamos fornecer um acesso à Internet suficiente para os jornalistas", indicou Sun Weide, porta-voz do comité de organização dos Jogos Olímpicos.
A mesma fonte confirmou que os jornalistas não terão acesso a páginas ou sites contendo informações sobre o movimento espiritual Falungong, que é proibido na China.
De acordo com a mesma fonte, que não adiantou pormenores, haverá outros sites que não estarão acessíveis à imprensa.
Os jornalistas que trabalham no principal centro reservado à imprensa durante os Jogos Olímpicos queixaram-se de não poder aceder aos sites da organização Amnistia Internacional, da BBC, da rádio alemã Deutsche Welle, bem como dos jornais de Hong-Kong "Apple Daily", e de Taiwan, "Liberty Times".
"A nossa promessa era que os jornalistas pudessem dispor de Internet para o seu trabalho durante os Jogos Olímpicos. E nós concedemos acesso suficiente para isso", acrescentou Sun.
No entanto, o comité de organização dos Jogos Olímpicos, sob pressão do Comité Olímpico Internacional (COI), prometeu um acesso completo à Internet para os milhares de jornalistas na China durante o evento, entre 8 e 24 de Agosto.
Proibido desde 1999 por Pequim, o movimento Falungong reivindica 100 milhões de seguidores, 70 milhões dos quais na China.

FONTE: Público

1 bitaites:

Fernando Vasconcelos disse...

Eu não percebo onde está a dúvida. A china é um país onde não existem uma série de liberdades individuais e onde não são respeitados os direitos humanos. Ponto. Isto sabe-se desde sempre. No entanto isso não proíbe de lhes comprar tudo por truta e meia. Os jogos? No meio da restante realidade são apenas uma continuação.