badge

19 setembro 2008

Queer Lisboa 12º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa



O Queer Lisboa – Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, que hoje começa no Cinema São Jorge - será o maior de sempre.
A 12ª edição, que decorre até dia 27, inclui 130 filmes no programa e promete traçar um retrato da mais recente produção cinematográfica mundial de temática gay, lésbica e queer.


Como habitualmente, o festival é composto por três secções competitivas: Prémios de Longa-Metragem (melhor filme, melhor actor e melhor actriz), Documentário e Curta-Metragem (prémio do público). A concurso estão 71 obras, entre os diferentes géneros, tendo a organização decidido criar os prémios para Melhor Actor e Melhor Actriz.
O júri inclui personalidades distintas, como o presidente do ICA, José Pedro Ribeiro, ou o apresentador e locutor da RTP, Eládio Clímaco. Os vencedores serão anunciados na cerimónia de encerramento do Queer Lisboa, na qual será exibido "Antónia", de Tata Amaral.
Uma das novidades da presente edição é a secção Queer Art, "onde o cinema se cruza com as artes plásticas", que inclui uma mostra de produções recentes que exploram os limites das linguagens, géneros e narrativas cinematográficas, e uma outra de obras documentais e de ficção, que retratam personagens de renome do mundo das artes visuais.
Nesta secção destaca-se a apresentação, em estreia nacional, do documentário "With Gilbert & George" (2007), realizado por Julian Cole, sobre a dupla de artistas londrinos e uma sessão retrospectiva do clássico "A Bigger Splash" (1975), uma docu-ficção assinada por Jack Hazan, protagonizada pelo pintor David Hockney.
Queer TV é outra das estreias. A secção revela produções recentes de documentários televisivos, adaptados ao grande ecrã. As obras a apresentar exploram alguns dos temas que fazem a actualidade da cultura e das comunidades queer.
A secção Queer Pop, uma aposta ganha da edição anterior, regressa com 3 sessões de telediscos que exploram o cruzamento de diferentes estéticas queer com o universo da música pop.
As propostas vão desde os anos 80 a 2007 e 2008, e serão comentadas por João Lopes e Nuno Galopim.
Está ainda prevista uma homenagem aos Pet Shop Boys realizada por Derek Jarman.
Fora da competição, o Queer Lisboa 12 propõe um conjunto de três mostras e ciclos temáticos, acompanhados de debates, com a presença de um conjunto de personalidades nacionais e internacionais.
"Religião e Homossexualidade", "Guerra Colonial" e "O Obsceno" - comissariado pela ensaísta e programadora alemã Manuela Kay - são os temas que vão estar em discussão.
Tal como aconteceu no ano passado com Óscar Alves, o certame dá a conhecer a obra de um cineasta da década de 70. De João Paulo Ferreira serão apresentados "Os Demónios da Liberdade" e "Fatucha Superstar – Ópera, Rock… Bufa", dois testemunhos de que "o cinema gay no nosso País nos anos 70 não se tratou de um mero acto isolado", referem os organizadores.
Há ainda oportunidade para assistir ao Ciclo Positivo, sobre o impacte da Sida na sociedade actual, e a sessões especiais do Queer Market, no foyer do Cinema São Jorge, onde se encontram à venda livros e DVD.

Os bilhetes para o Queer Lisboa 12 custam 3,50 euros ou três euros, no caso de cidadãos com direito a desconto. Todos os filmes são apresentados na versão original ou legendados em inglês, tendo a organização deixado a promessa de, para o ano, apresentar as obras com legendagem em português.

Página Oficial do Festival para mais info e programação.

0 bitaites: