badge

27 outubro 2008

Workshop de Fotografia - Porto


A fotografia não é só um trabalho ou “hobby”. O fotógrafo não é e não deve nunca ser encarado da mesma forma que muitas das outras profissões ou funções. Ninguém diz a um jardineiro para trazer sempre consigo uma forquilha ou a um cozinheiro não se pede que cozinhe em qualquer sítio. A função implica-se na vida da pessoa e acaba por se tornar em muitos dos casos num modo de vida. A fotografia não vive sozinha e como tal o melhor fotógrafo, ou será sempre melhor fotógrafo, aquele que melhor e mais rapidamente seja capaz de absorver conhecimentos paralelos e complementares. Desde a física e a química, desde o desporto à politica e nunca descurando um olhar atento sobre as coisas e os acontecimentos as melhores ferramentas que temos disponíveis são os nossos olhos e a nossa velocidade de reacção às situações. A melhor fotografia nem sempre é a fotografia mais bem focada e enquadrada. Os estilos e as técnicas são excelentes professores e auxiliares mas o génio reside na capacidade de quebrar as fronteiras da ortodoxia e reinventar.
Vivemos numa época de tecnologia, vivemos tempos onde o acesso às tecnologias é cada vez mais fácil, mas será isso um sinal de democratização dos meios e dos recursos? Nem sempre o acesso é igual a liberdade ou à escolha mais acertada. Que muitas pessoas têm acesso a máquinas fotográficas é verdade, desde os modelos mais simples aos mais complexos e mesmo os modelos profissionais estão hoje cada vez mais perto dos utilizadores comuns. Assim urge a necessidade de fazer chegar às pessoas as ferramentas e os métodos mais adequados para lidarem, conhecerem e explorarem o seu uso de material fotográfico. A importância deste tipo de formação está directamente ligada à necessidade de melhorar o conhecimento teórico na área mas também ajudar a criar autonomia de criação a quem mais se interessa pela fotografia.
A formação de criadores nesta área é também uma forma de criar públicos. Pessoas com alguma formação e dotadas de ferramentas técnicas de crítica serão melhores observadores, leitores mais atentos, públicos mais interessados. A atenção sobre as fotografias que vemos na imprensa, a forma de ver a publicidade e a moda e a busca do conhecimento de obras e autores será com certeza algo que mudará depois da frequência desta formação.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

- Introdução ao processo fotográfico
- Materiais e equipamentos
- Técnicas e aplicação
- Manipulação e tratamento de fotografias
- Trabalho de campo

CARGA HORÁRIA E DISTRIBUIÇÃO

- 28 horas de formação
- 7 horas de trabalho de campo e prática
TOTAL = 35 horas

Horário pós-laboral de duas horas diárias das 20h às 22h.

MAIS INFOS EM OLHAR PELA OBJECTIVA

0 bitaites: