badge

01 dezembro 2006

e um bocadinho de isenção, não ?













Aborto: Renascença tomou posição «absurda»
Sindicato dos Jornalistas condena decisão da emissora católica de apoiar o «não»

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas (CDSJ) criticou esta sexta-feira a posição negativa assumida pela Direcção de Informação (DI) da emissora católica Rádio Renascença em relação ao referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez, escreve a Lusa.
«É absurdo que um órgão de informação tome uma posição colectiva sobre uma matéria deste teor», declarou o vice-presidente do CDSJ, Avelino Rodrigues.
Considerando que a atitude da DI da Rádio Renascença põe em causa o direito de opinião dos jornalistas que trabalham na rádio, Avelino Rodrigues defendeu que «cada jornalista, independentemente do local onde trabalha, deve ser livre de exprimir a sua opinião em todas as matérias».
«Por outro lado, não podemos impedir que um órgão de comunicação social tenha as suas posições ideológicas», acrescentou o vice-presidente do CDSJ, sublinhando que se trata de «uma questão complicada».
O CDSJ, que se reúne uma vez por mês, não pode, ainda, convocar uma reunião extraordinária para tratar o assunto, devido à ausência de três dos seus cinco membros, em serviço no estrangeiro, mas Avelino Rodrigues promete que a questão será «certamente debatida».
A emissora católica posicionou-se hoje a favor do «não» no referendo sobre a despenalização do aborto, numa nota lida aos microfones antes do noticiário das 08.00, em que a Direcção de Informação indica que a Rádio Renascença se situa «inequivocamente ao lado da vida e do não perante a pergunta posta a sufrágio». (FONTE - Portugal Diário)


Imaginem o ridículo que seria uma empresa qualquer obrigar os seus trabalhadores a uma posição, desde o porteiro até à senhora que atende os telefones. No caso da Rádio Renascença não foi sequer uma posição editorial como tinha acontecido com o jornal Correio da Manhã, foi uma decisão da sua administração e que vincula todos os trabalhadores.
Depois da ética jornalística talvez a liberdade de expressão, nã0 ???!!!

1 bitaites:

Anónimo disse...

vindo deles, já se esperava...
filhos da mãe. mentes tacanhas.