badge

07 dezembro 2007

Pequim 2008: que todos vejam a que se joga na China


Os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 são um escaparate através do qual a China se quer mostrar ao mundo. Mas, o que é que quer mostrar exactamente?
Na Amnistia Internacional estamos seguros de que o governo chinês não desperdiçará a ocasião para exibir a pujança económica do seu país, o seu desenvolvimento tecnológico, a sua tremenda capacidade organizativa… e tampouco nos cabe nenhuma dúvida de que fará todos os possíveis para ocultar a outra realidade da China.
Lá ocorrem mais execuções que em nenhum outro lugar do mundo, e a pena de morte aplica-se sobre 68 delitos — alguns deles económicos — com extracção imediata dos órgãos dos executados.
Também há repressão dos jornalistas, censura na Internet, aprisionamento e tortura por delitos de consciência...As próprias autoridades chinesas prometeram melhorias nos direitos humanos se a sua candidatura olímpica fosse eleita: agora devem mostrar ao mundo que cumprem essa promessa.
Muita gente, dentro e fora da China, espera que os Jogos Olímpicos impulsionem uma era de câmbios com o gigante asiático,mas nós cremos que é necessário muito mais para mover esse gigante.
É aqui que tu entras. Para assinar a petição, carrega no link aqui.

0 bitaites: