badge

19 abril 2008

A culpa de EVA... parece que ainda dura !

No Texas, Estados Unidos, uma professora foi despedida por não ter alinhado na nova vaga de “análise crítica da evolução”, o novo nome dado ao criacionismo pelos movimentos fundamentalistas cristãos. Por lá, para além do extremismo religioso, vigora também uma legislação laboral tão flexível e competitiva que um professor, para manter o seu posto de trabalho, tem que ensinar que o Homem vem de Adão e Eva.
Se o assunto não fosse a sério dava uma piada de 5 estrelas !!!


Eva (hebraico:"Vivente"; árabe:Hawwaa
Segundo a Bíblia e o Alcorão, Adão e Eva foram o primeiro casal criado por Deus. Adão (do hebraico אדם relacionado tanto a adamá, "solo vermelho", quando a adom, "vermelho", e dam "sangue") é considerado dentro da tradição judaico-cristã e islâmica como o primeiro ser humano, uma nova espécie criada directamente por Deus. Teria sido criado a partir da terra à imagem e semelhança de Deus para domínio sobre a criação terrestre.
Tal como Adão, Eva também foi criada directamente por Deus. Diz a narrativa que Deus teria tomado uma costela (ou um "lado" de acordo com a tradução de Rashi) de Adão enquanto este encontrava-se em sono profundo. O nome Eva deriva do hebraico hav.váh, que significa "vivente", e teria sido dado pelo próprio Adão. No grego, é vertido por zoé, que significa "vida", e não bios. Nisto estará implícito a ideia da maternidade. O papel atribuído à mulher era de uma ajudadora e complemento do homem, e a expressão "têm de tornar-se uma só carne", denota o tipo de vínculo que deveria existir entre marido e mulher. (Génesis 2:18, 20-24)
Eva, e mais tarde Adão, teriam comido o fruto proibido por Deus, da árvore da ciência (do "conhecimento do bem e do mal"), e após o ocorrido, de acordo com a tradição cristã toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável. Surgiria para os cristãos aqui a noção de pecado herdado - tendência inata de pecar - e a necessidade de um resgate da humanidade condenada à morte.
Após comerem do fruto proibido, Adão e Eva tiveram ciência de que andavam nus e, por isso, confeccionaram vestimentas com folhas de figueira para si. Percebendo-se disto, Deus os expulsou do jardim do Éden.
Adão e Eva foram pais de Caim, Abel, Sete, e mais outros filhos e filhas. Segundo Gênesis 5:5, Adão teria vivido 930 anos, alcançando até Lameque, pai de Noé, a oitava geração de sua descendência.

0 bitaites: