badge

10 abril 2008

Ciclo de cinema de terror - Quando um género é subvertido de sua função


Maria vai com as outras
Rua do Almada, 443 - Porto

12 de Abril, 22h30
Vargtimmen (Hour of the Wolf) - 1968 - Ingmar Bergman – (Suécia)


"O terror/horror é talvez o género cinematográfico mais estudado e documentado, mas também o mais marginalizado. Tanto por ignorância como pela fama que lhe tem sido atribuído. Desta forma inúmeras obras excepcionais permanecem escondidas do grande público.
E é possível que um filme de terror consiga provocar medo ao mesmo tempo ser aprazível? Sim e as obras escolhidas são um bom exemplo disso. Mas convém advertir que apesar do trabalho magnífico de imagem e até hipnótico, há momentos em que é preferível fechar os olhos…
O ciclo aqui proposto percorre países com cinematografias tão díspares entre si como as distâncias que os separam: Suécia, Itália, França, Reino Unido e Japão.
Começamos a nossa viagem pela Suécia, pelas mãos de um grande realizador que apesar de ser bem conhecido do público, este filme não o é, assim como as razões para tal…
Um artista (Max von Sydon) e a sua mulher (Liv Ullman) mudam-se para uma ilha onde esperam ter algum sossego e poder desenvolver o seu trabalho. Mas tal não acontece e vive atormentado por demónios do passado e com um medo terrível dormir à noite, a "hora do lobo"…"
Rui Baptista

0 bitaites: