badge

27 abril 2008

Sem Medos contra a Homofobia


O lançamento das jornadas "Sem medos, contra a homofobia", uma iniciativa nacional do Bloco de Esquerda, contou com a presença da apresentadora de televisão Solange F., do deputado José Soeiro e de Francisco Louçã. Além da promoção de vários debates sobre o tema em todo o país, o Bloco vai avançar também com iniciativas parlamentares. Consulta os projectos de resolução já apresentados sobre o dia nacional contra a homofobia, práticas das forças de segurança e discriminação na doação de sangue.
As Jornadas do Bloco sobre a temática LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgenders) vão percorrer vários distritos do país e culminarão, em Junho, com a realização de um Fórum Público no qual se pretende juntar activistas e académicos para uma reflexão sobre o combate à discriminação da população LGBT. Até lá o Bloco vai desenvolver vários debates sobre homofobia em todo o país e apresentará diversas propostas de lei sobre o assunto no parlamento.
Recentemente o Bloco de Esquerda apresentou três projectos de recomendação ao governo para instituir o dia nacional contra a homofobia (associando à data medidas e recursos para a prevenção da discriminação), e para responder a duas reivindicações antigas do movimento LGBT: um conjunto de boas práticas para as forças de segurança no tratamento de crimes de ódio, e o combate à discriminação nos serviços de recolha de sangue. Além disso foi também realizada um audiência parlamentar com diversas associações LGBT sobre a discriminação dos transexuais e dos transgéneros. Já sobre o casamento, o deputado José Soeiro reafirmou que o Bloco de Esquerda irá avançar com o agendamento, ainda nesta legislatura, do projecto-Lei que consagra o alargamento do direito ao casamento civil a pessoas do mesmo sexo.
Intervenções de activistas e membros de associações chamaram a atenção para o isolamento das pessoas LGBT fora dos grande centros urbanos, ou a necessidade de legislar sobre a identidade de género.

in Esquerda.Net

1 bitaites:

Manuel Damas disse...

Todas as iniciativas contra a homofobia são de louvar.