badge

08 maio 2008

A baixa de Lisboa vai ficar mais Justa e Solidária


No Dia Mundial do Comércio Justo, 10 de Maio, Sábado, vai ser inaugurada uma Loja de Comércio Justo em Lisboa, na Rua da Prata, nº 70/72, às 11h.
Trata-se de uma loja especial, que nasce de um projecto de parceria entre várias organizações de Comércio Justo. A inauguração desta loja de Comércio Justo (CJ) resulta de uma parceria entre a Cores do Globo (ONG que promove o Comércio Justo em Lisboa), o Ctm-Altromercato (uma das maiores organizações mundiais de CJ) e a Cooperativa Equação (importadora e distribuidora portuguesa de produtos de Comércio Justo). Trata-se de uma estratégia conjunta que, através da partilha de experiências e recursos, permite a abertura de lojas de CJ com mais potencial e bem localizadas, fortalecendo assim as organizações de base do movimento.
A nova loja junta-se ao já alargado universo de lojas em parceria resultantes da acção conjunta de organizações locais e da Ctm-Altromercato, existentes em Itália, Grécia, Portugal e brevemente em outros países europeus. Acreditamos que desta forma conseguiremos concretizar melhor a dois dos nossos principais objectivos - chegar a um número cada vez maior de consumidores e integrar cada vez mais produtores do Sul do mundo no circuito do Comércio Justo.

Esta Loja de Comércio Justo estará aberta ao público de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 19h00, e nela poder-se-ão encontrar peças únicas de artesanato do mundo, têxteis em algodão biológico, cosméticos naturais e produtos alimentares (biológicos) de dezenas de pequenos produtores dos mais diversos países do hemisfério sul, que desta forma beneficiam do pagamento de um preço justo pelo seu trabalho, de pré-financiamento da produção e de uma relação comercial estável, de longa duração.

1 bitaites:

jc disse...

ena ena. começou a mudança!