badge

11 janeiro 2009

FANTASPORTO 2009 - está quase a chegar...


Está na fase final a programação da 29ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, que decorre entre os próximos dias 16 de Fevereiro e 1 de Março de 2009. O Fantas volta a ter o Teatro Rivoli como sede. A tenda “Cidade do Cinema” vai ser ampliada. O cineasta português Fonseca e Costa recebe o prémio pela sua brilhante carreira de meio século de cinema. Da Galiza vem o melhor do seu mais recente cinema. No ano de 2009 o Fantas volta a contar com o apoio da Lusomundo.
O impacto internacional do Fantasporto permite, uma vez mais, que com uma antecedência significativa a sua programação esteja num estado adiantado de confirmações.
Os contactos realizados durante o Festival de Cannes 2008, onde o Fantas marcou presença com um stand no Mercado do Filme, permitiram assegurar até ao momento a presença em competição de algumas das obras cinematográficas mais marcantes do ano.
“Delta” de Kornél Mundruczó, representante oficial da Hungria na Secção Oficial de Cannes, é um dos grandes filmes com presença assegurada no Fantasporto 2009. O festival orgulha-se de ter dado a conhecer a Portugal o realizador com os filmes “Pleasant Days” e “Johanna”, Prémios melhor Actriz e Especial do Júri, da Secção Oficial de Cinema Fantástico do Fantasporto 2006. Completa-se assim a trilogia daquele que é o mais importante realizador húngaro da actualidade. Vencedor do Prémio da Critica (FIPRESCI) de Cannes 2008, “Delta” é uma perturbadora metáfora sobre o amor e as relações humanas no delta do Danúbio, um deslumbramento visual, uma rara experiência estética em cenários naturais acompanhado por uma banda sonora inspirada no melhor da tradição folclórica magiar.
Outro dos grandes focos do Fantasporto 2009 é o regresso em força do cinema sul-coreano. Depois de alguns anos em que tardou em encontrar o seu rumo original, esta cinematografia volta a ser um garante de qualidade e espectacularidade. Prova disso são dois dos filmes já confirmados: “Hansel & Gretel” de Yim Phil-Sung e “The Chaser” de Na Hong-Jin, que acabam de ser premiados no mais importante festival de cinema fantástico sul coreano. “The Chaser” ganhou os prémios Melhor Filme de PiFan – Puchon International Fantastic Film Festival e European Federation of Fantastic Film Festival Asian Award, enquanto “Hansel & Gretel” foi distinguido com uma Menção Especial. O cinema da Coreia do Sul retoma o terror e agora de uma forma mais violenta e sangrenta, num caso partindo de uma história do lendário tradicional europeu e refazendo-a como conto de horror, “Hanse & Gretel” e, no caso de “The Chaser”, apostando num terror mais urbano do submundo da prostituição.
Confirmados estão ainda mais de duas dezenas de novos filmes de cinematografias que vão desde a Oceânia à Europa, da Ásia às Américas mas estes têm de ser desvendados aos poucos sob pena de depois não haver “novidades” sobre o Fantas.
Também alguns nomes bem conhecidos do cinema mundial estão a ser convidados e dois deles já confirmaram a sua presença.
Importante é referir que o cineasta português alvo de uma merecida homenagem no Fantasporto 2009 é José Fonseca e Costa. Nome grande do cinema novo português que ajudou a fundar com “O Recado” (1972), Fonseca e Costa tem uma longa e profícua carreira de mais de meio século.
A maior parte dos filmes do cineasta de origem angolana estão centrados na comédia de costumes, de que são exemplos, “Kilas, O Mau da Fita”, “Sem Sombra de Pecado” e “Viuva Rica Solteira não Fica” ou no drama social e político como em “A Balada da Praia dos Cães” e “Cinco Dias, Cinco Noites”. Fonseca e Costa é um dos mais representativos da vertente do cinema de autor português e um dos que uma mais forte relação com o público tem conseguido.
A presença já garantida do autor no Fantas em Fevereiro do próximo ano vai ser assim ocasião para um reencontro o realizador e o seu vasto público, para uma troca de ideias sobre a Sétima Arte que culminará com a entrega do Prémio Carreira na Sessão de Encerramento da Vigésima Nona edição do Festival Internacional de Cinema do Porto. Esta é apenas uma das facetas da grande visibilidade que o Fantasporto dará ao cinema português.

Em 2009 não será preciso ir muito longe para escolher a cinematografia a destacar. Habitualmente selecciona-se um país para homenagear. Mas, nos últimos anos tem-se verificado uma presença constante de filmes oriundos da Galiza, pelo que se justifica um destaque particular a uma produção autonómica em crescendo.
Prova desta vitalidade são as excelentes animações em co-produção com Portugal, que passaram no Fantasporto “O Bosque Animado” e “Onyria”, ou o premiado “Un Franco, 14 Pesetas”, Grande Prémio da Semana dos Realizadores do Fantasporto 2007.
Com a colaboração da Axencia Audiovisual Galega que está a preparar o programa de acordo com os critérios culturais da Xunta da Galiza, a retrospectiva do mais recente cinema galego vai ser um dos expoentes do Fantasporto 2009.
Não se ficam por aqui as retrospectivas uma vez que os clássicos e a Secção Orient Express terão como habitualmente o seu espaço no festival.

0 bitaites: