badge

25 março 2009

Dia Nacional dos Centros Históricos no Porto


(Clicar na imagem para ver maior)

No próximo dia 28 de Março, a Câmara Municipal do Porto alia-se, mais uma vez, às comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, com a realização de um conjunto de iniciativas que prometem animar a Baixa Portuense.
Entrada gratuita nos monumentos classificados aderentes, realização de visitas pedestres guiadas ao Centro Histórico e aos monumentos aderentes, realização de um espectáculo musical e outro de marionetas, participação num cruzeiro no rio Douro ou numa subida vertical de balão são algumas das aliciantes propostas feitas a todos aqueles que se desloquem ao Centro Histórico neste dia. Os apreciadores da boa gastronomia portuguesa podem ainda contar com a oferta dos mais variados petiscos disponíveis em alguns dos estabelecimentos da zona histórica, ao preço de 1 euro.
Este evento é organizado pela Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, e conta ainda com a participação e o apoio das seguintes entidades: Centro Português de Fotografia, Centro Regional de Artes Tradicionais, Eco-Tours Portugal, Escola Superior Artística do Porto, Fundação da Juventude, Igreja e Torre dos Clérigos, Igreja de S. Francisco, Museu de Arte Sacra, Arqueologia do Seminário Maior do Porto, Palácio da Bolsa, Porto Vivo - SRU, Sé Catedral do Porto, Teatro Nacional S. João, Associação de Bares da Zona Histórica, Douro Azul, STCP e CP.
A participação nas diversas iniciativas é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no Posto de Turismo do Centro, ao lado da Câmara Municipal do Porto, nos dias 26 de Março das 10h30 às 12h30 e 27 de Março a partir das 9h00. As inscrições são limitadas a duas actividades por pessoa e à disponibilidade de lugares.

Para obter mais informações aceder a:
www.portoturismo.pt
www.portolazer.pt
www.cm-porto.pt

1.ª edição do “Mercadinho dos Clérigos”
28 de Março
Rua Cândido dos Reis


Depois do sucesso do “Natal feito à mão”, o Plano B lança, com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da PortoLazer, uma nova iniciativa: o Mercadinho dos Clérigos. A Rua Cândido dos Reis foi o local escolhido para a primeira edição desta iniciativa que pretende ser um espaço de promoção, visibilidade, troca e partilha de experiências entre autores, criadores e o público em geral, onde serão vendidas todo o tipo de peças de autor (artesanato urbano, objectos decorativos), gastronomia, antiguidades, produtos biológicos, flores, etc. Simultaneamente com a realização do “Mercadinho”, irão decorrer momentos de animação, música e performances. Esta iniciativa passará a realizar-se no último sábado de cada mês.

Porto Sounds
28 de Março
Rua da Galeria de Paris
Rua Cândido dos Reis


No dia 28 a animação continua pela noite fora. Pela segunda vez neste ano, a iniciativa “Porto Sounds” regressa às Ruas Cândido dos Reis e Rua da Galeria de Paris. Às 23h00 tem início um concerto de «Anonima Nuvolari», na Rua da Galeria de Paris. Às 0h00 actuam «Os Tornados», seguindo-se a actuação dos «Irmãos Catita» à 1h00, ambos na Rua Cândido dos Reis.

0 bitaites: