badge

14 setembro 2007

Dia Global de Acção por Darfur


Dia 16 de Setembro, faça-se ouvir por Darfur! Lisboa:
CONCENTRAÇÃO no LARGO DO CAMÕES - às 18 horas

Junte-se a milhares de pessoas que em dezenas de países farão ouvir a sua voz, através da comunicação social presente, no apelo aos seus diplomatas e governantes para que ajam agora e ajudem a salvar muitas vidas no Darfur!
No local poderá subscrever uma petição à Presidência da União Europeia pedindo a inclusão da situação no Darfur na agenda da Cimeira U.E. /África, a petição sobre a entrada das forças de paz para envio às Nações Unidas ou a petição à Embaixada da China em Portugal. Ou informar-se um pouco melhor sobre o que se passa no Darfur através de uma exposição e informação complementar.

Obs: traga um lenço, uma tira de pano preto ou uma venda impressa em papel – veja Kit em baixo. À imagem do que será feito em várias capitais europeias, simbolizarão a "venda" que impede a diplomacia internacional de ver o sofrimento deste povo e de agir.

Porque é importante participar?
O sofrimento que assombra a população do Darfur desde 2003 tem números arrasadores: cerca de 2,1 milhões de refugiados, na sua maioria crianças e jovens e mais de 200.000 vidas tiradas, na sua maioria civis inocentes, de uma população até há bem pouco esquecida pela Comunidade Internacional.
Mas a pressão da opinião pública parece estar finalmente a surtir algum efeito sobre a política internacional: no passado dia 31 de Agosto o Conselho de Segurança das Nações Unidas tomou finalmente uma resolução para a constituição de uma Força de Paz conjunta que poderá contribuir para pôr termo aos massacres no Sudão. Contudo esta decisão não é pacífica e está a ser dificultada por representantes de diversos países no mesmo Conselho de Segurança.
O Conselho de Segurança da ONU volta a reunir-se na próxima semana de 17 a 22 de Setembro. Até que parem efectivamente os massacres aos civis inocentes no terreno, a opinião pública em todo o mundo não pode desviar os olhos do que se passa no Darfur!
Faça a diferença! Junte-se aos muitos milhares de pessoas que no próximo domingo – dia 16 de Setembro – vão em todo o mundo pedir aos seus representantes e diplomatas que façam o que está ao seu alcance para salvar as vidas inocentes que todos os dias se perdem em Darfur.

Neste dia 16 de Setembro, a sua voz também fará a diferença!

0 bitaites: