badge

20 agosto 2008

Querer protestar durante os Jogos Olímpicos dá direito a 'reeducação pelo trabalho'


Duas septuagenárias chinesas foram condenadas a um ano de reeducação através do trabalho por terem apresentado um pedido de autorização para protestarem, durante os Jogos Olímpicos (JO), contra as acções de despejo de que foram alvo.
O pedido para protestarem foi negado cinco vezes pelas autoridades chinesas. Após tanta insistência, as duas mulheres foram sujeitas a um interrogatório que se prolongou por mais de dez horas, tendo sido condenadas a uma pena de um ano de"reeducação pelo trabalho", revela a TSF.
Segundo a organização Human Rights na China, as autoridades chinesas expulsaram à força Wu Dianyuan, de 79 anos, e Wang Xiuying, de 77 anos, da sua casa em Pequim em 2001.
As duas idosas não serão imediatamente enviadas para o campo de trabalho, mas a sua mobilidade é restringida e se causarem novos "problemas" irão cumprir a pena, explicou a organização internacional. Wu e Wang não poderão solicitar qualquer nova autorização para protestar.
A Human Rights na China concluiu que a definição de zonas oficiais de manifestação e o processo de pedido de autorização para concretizar acções de protesto não foram mais que um "simulacro" das autoridades chinesas.
As autoridades chinesas não aprovaram um único dos 77 pedidos de autorização para protestos olímpicos, informou na terça-feira a agência informativa estatal Nova China.

0 bitaites: