badge

25 abril 2007

As portas que Abril abriu


As portas que Abril abriu... abriu para o povo e com o povo. Numa Revolução que corria o risco de facilmente se transformar num golpe militar e desembocar não se sabe muito bem em quê foi o povo quem deu o exemplo e saiu à rua contrariando os primeiros comunicados do MFA. Saiu à rua para mostrar que aquela Revolução também era sua, dos presos políticos, dos agitadores, do tipógrafos clandestinos... de todos e de todas!
O PCP esteve envolvido na resistência, tendo um enorme papel na luta e no ter aguentado anos a fio a luta e a permanência na formação politica de muitos e muitas. Deu bons exemplos de democracia mas também deu muitos maus exemplos no PREC e em sucessivos casos de sectarismo mesmo aqueles que estavam a seu lado (um bocado mais à esquerda), até lhes poderíamos perdoar alguns erros fruto de uma estrutura demasiado fechada que assim teve de ser para sobreviver clandestina...

Ontem como o Hoje o PCP mostra que não sabe viver em democracia, que não gosta de pluralidade e que não se sabe comportar fora da toca. Sucessivamente dá sinais de fechamento e de falta de capacidade de se adaptar à realidade do Portugal de hoje e ao Mundo que também existe para além das paredes e dos telhados de vidro. É triste o espectáculo que o PCP nos oferece todos os anos nas comemorações do 25 de Abril e no 1º de Maio. Não estranhemos então que as pessoas se afastem e que cada vez mais seja mais difícil captar os jovens para este tipo de eventos. Ao censurarem a presença de Ricardo Araújo Pereira como representante dos jovens nos discursos das comemorações em Lisboa, ao agredirem fisicamente e verbalmente militantes do Bloco de Esquerda nas comemorações no Porto, suportando uma JCP que se comporta na rua como uma espécie de claque que tenta impor a sua voz a tudo que a rodeia e a comportarem-se como se estas comemorações fossem suas e não do povo. Retira-lhe a espontaneidade que enriquece estes momentos e assim o PCP está a FECHAR AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU.

P.S.: para mim é mesmo muito triste a falta de visão deste partido que tanto fez por Portugal e a forma como todos os anos menos pessoas comparecem para festejar verdadeiramente estes dias que nos deviam engrandecer.

Falta cumprir Abri! Falta reinventar Abril porque é daqui que seguimos para Maio !

1 bitaites:

Perola Granito disse...

Hoje ofereço-te um cravo vermelho.