badge

15 janeiro 2008

50 anos de Estrunfres - a.k.a. Smurfs


Os "estrunfes", os famosos gnomos azuis criados pelo desenhador belga "Peyo", celebram este ano o seu 50º aniversário com a realização de uma digressão europeia e novas aventuras, aos quadradinhos e também nos ecrãs de televisão e salas de cinema.
O "pontapé de saída" das festividades foi dado hoje em Bruxelas, terra natal de Pierre "Peyo" Culliford - assim como de outros grandes criadores de Banda Desenhada, casos de Hergé e Franquim -, numa conferência de imprensa com a participação da viúva e filhos do autor, e de outros membros da vasta equipa que mantém os "estrunfes" em actividade mesmo após a morte do desenhador, em 1992.
Entre as iniciativas previstas para todo o ano, contam-se a edição, ainda este mês, de mais um álbum de banda desenhada - com o título original "Les Schtroumpfs et le livre qui dit tout" (os estrunfes e o livro que diz tudo) -, novos episódios de "desenhos animados" a serem difundidos em numerosos países (incluindo Portugal), um filme de animação em três dimensões, e a aposta em livros de actividades, jogos (também na Internet) e estatuetas comemorativas para coleccionadores.

1 bitaites:

Anónimo disse...

Ah,ah! Um dia acordei toda estrunfada porque a minha prima pequenina veio a correr da sala e disse "Marta, acorda, anda, depressa, estão a dar aqueles bonequinhos azuis com chapeuzinhos brancos"!!!
VIVAM! *