badge

04 março 2008

Não tens onde morar... este país não é para jovens !!!


Hoje em dia, os jovens que terminam os seus estudos e ingressam no mercado de trabalho deparam-se com um clima económico e leis de trabalho extremamente hostis, vendo-se lançados para o trabalho precário, mal remunerado, muitas vezes a recibos verdes, sem qualquer hipótese de conseguírem uma estabilidade profissional e financeira mínima para se poderem emancipar. Estas adversidades, cada vez mais acentuadas, que colocam o jovens numa situação de extrema precariedade, são prejudiciais para toda a sociedade. Todo o esforço investido na educação e preparação dos jovens para a vida adulta activa é colocado em risco por não existirem meios que permitam aos jovens a concretização do seu potencial. É tendo em vista estes graves problemas que o Estado deve desenvolver políticas de apoio aos jovens, criando condições para que estes possam exercer plenamente o seu papel na sociedade. Uma sociedade sem jovens é uma sociedade sem presente nem futuro.
Os jovens portugueses estão fartos de ser tratados como cidadãos de segunda e exigem seriedade aos seus governantes. Criticado por todos os partidos da oposição e desmascarado sistematicamente pelo Movimento Porta 65 Fechada, o Porta 65 Jovem é um programa condenado ao fracasso. Exemplo disso é o facto de, das cerca de 20 mil candidaturas esperadas pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, responsável pela gestão do projecto, apenas terem sido recebidas cerca de 3500, apesar do prazo ter sido prolongado duas vezes devido a falta de candidaturas efectivas. Sem surpresas, o movimento Porta 65 Fechada aponta o motivo: critérios de pré-selecção absurdos.

Acabam de ser publicados os resultados do primeiro período de candidaturas ao programa de Porta 65, o programa de arrendamento jovem que substituiu o IAJ (Incentivo ao arrendamento jovem). De 3.561 candidaturas analisadas pelo IRHU (Instituto de Habitação e da Reabilitação urbana) apenas 1554 receberam subsídio. Foram rejeitadas mais de 2000 candidaturas, para além dos milhares de jovens que foram impedidos de concorrer pelas restritivas regras do Porta 65.

Os resultados foram publicados em www.portaldahabitacao.pt


0 bitaites: