badge

14 março 2008

A nossa moral e a moral dos outros


PS quer proibir colocação de piercings na língua

O PS entregou hoje no Parlamento um projecto de lei que regula o funcionamento dos estabelecimentos que fazem tatuagens e aplicam 'piercings', passando a ser proibida a sua aplicação na língua.
Por outro lado, o projecto estabelece a proibição da aplicação de 'piercings', tatuagens e de maquilhagem permanente a menores de 18 anos.
Na exposição de motivos do diploma, subscrito, entre outros, pelo deputado e líder do PS/Porto Renato Sampaio, lê-se que a adopção de um regime para a instalação e funcionamento dos estabelecimentos de colocação de 'piercings' e tatuagens tem como principal objectivo a definição de um «quadro de referência de qualidade», que constituirá «factor de protecção dos consumidores e de informação dos profissionais».
Um «quadro de referência» que, é ainda referido, «seja proporcionador de mais segurança» para consumidores e profissionais.
Assim, e segundo o projecto de lei, apenas será permitida a aplicação de 'piercings' e a realização de tatuagens em «salões de piercings e salões de tatuagens», sendo, contudo, permitido 'furar as orelhas' em ourivesarias e joalharias, bem como realizar maquilhagem permanente em institutos de estética, aplicando-se nesses casos o regime agora previsto.
No projecto de lei que hoje deu entrada na Assembleia da República são igualmente definidos os requisitos dos adornos a utilizar na fase de cicatrização da ferida causada pela aplicação do 'piercings', nomeadamente a obrigatoriedade de serem hipoalergénicos, assim como dos adornos a utilizar após a fase de cicatrização.
Por outro lado, o projecto de lei proíbe a aplicação de 'piercings' na «língua e no pavimento da cavidade oral», na proximidade de vasos sanguíneos, de nervos e de músculos e sobre quaisquer tipos de lesão cutânea.
Será também proibido aplicar 'piercings' de prata e revestidos a ouro, e utilizar «pistolas de perfuração da orelha e da asa do nariz que não estejam higienizadas e equipadas com dispositivo descartável».
Relativamente às tatuagens, o projecto de lei estabelece que as tintas a usar devem ser «estéreis», sendo que as embalagens dos preparados de tintas devem estar devidamente rotulados.
«Nas actividades de tatuagens e de maquilhagem são apenas permitidas agulhas estéreis, de uso único e descartável», é ainda referido.
Por último, passa ainda a ser obrigatório que o pessoal técnico informe o consumidor «previamente e por escrito», sobre todos os procedimentos, natureza dos produtos a cujo contacto será submetido temporária ou permanentemente e possíveis consequências da realização de uma tatuagem ou colocação de 'piercing', «dando-lhe oportunidade para que possa reflectir acerca do assunto».

Fonte:LUSA

2 bitaites:

Fernando Vasconcelos disse...

Pois eu pessoalmente não gosto de piercings e na lingua fazem-me confusão ... mas a cada qual o seu gosto e não percebo muito bem porque razão se há proíbir isso a menos que constitua um risco para a saúde. Obrigar a medidas de higene dos locais onde se fazem piercings parece-me correcto.

Vera Isabel disse...

Se o governo fizesse mais pelos cuidados de saúde no país, eu quase entenderia esta medida-mania extrema. Quase entenderia.
Mas estando as coisas como estão, ora ide-vos ocupar de assuntos mais prementes, neo-fascistas de um catano!

P.S. - Novo blogue em http://arya-newjournal.blogspot.com
Primeiro andava a testá-lo com meia-dúzia de tretas impessoais. E depois senti-me satisfeita com isso. E agora, bem, agora vai tornar-se em "mais do mesmo", penso...!