badge

11 fevereiro 2008

Sex Pistols em Paredes de Coura - a primeira confirmação para o festival de verão


Os Sex Pistols são a primeira confirmação para a 16ª edição do festival de Paredes de Coura. Este ano, o festival minhoto acontece mais cedo, no fim-de-semana alargado de 31 de Julho a 3 de Agosto.
Os bilhetes já estão disponíveis nos locais habituais. O preço do bilhete diário é 40 euros. O passe para os quatro dias custa 70 euros, mas fica mais barato se comprado antecipadamente: até 3 de Março, fica por 50 euros; até 3 de Abril, por 60 euros.
O festival foi antecipado por dois motivos: para deixar de se realizar durante a semana (o que impedia a deslocação de muitos fãs) e para estar mais sintonizado com os calendários de festivais vizinhos como Benicassim e Summercase.
Esta é a primeira de duas edições com produção partilhada entre as promotoras Ritmos e Everything Is New.

Os Sex Pistols nasceram devido a toda uma conjuntura favorável ao nascimento da cultura punk. Malcom McLaren foi um dos homens mais responsáveis pela propagação do punk-rock no Reino Unido. A história de McLaren começa a ficar interessante em 71, quando abriu a Let It Rock, uma loja de roupas para a nova geração de teddy boys - os filhotes das gangues originais, surgidas nos idos de 53. Desde então, McLaren tornou-se uma celebridade entre músicos e modernos londrinos.
Em 1973, os integrantes da banda protopunk New York Dolls entram na Let It Rock. O visual da banda (uma mistura de glitter e sadomasoquismo) conquista McLaren e ele vira seu empresário. Em Nova Iorque, percebe o quanto os New York Dolls estavam ultrapassados e salta borda fora.
Apesar de renegar os Dolls, o empresário trouxe uma ideia brilhante dos Estados Unidos. Depois de perceber que o que valia no mundo do rock, em 75, era muito mais a atitude do que o som, McLaren decidiu construir uma banda segundo seus novos padrões.
Mais uma vez em Londres, reassume sua a sua loja - agora chamada SEX - e transforma-a no epicentro do terramoto que sacudiria o mundo pop, ajudado pela estilista Vivienne Westwood. Segundo o próprio McLaren, criou os Sex Pistols.
Reunir os quatro Pistols foi fácil: Steve Jones e Paul Cook (respectivamente guitarrista e baterista) viviam na SEX. Glen Matlock - baixista e empregado da loja aos sábados - foi convocado imediatamente. Faltava escolher o vocalista.
Depois de descartar o crítico Nick Kent e o cantor Richard Hell para a vaga, a banda experimenta um velho freqüentador do sítio, um adolescente de dentes podres chamado John Lydon. O teste é feito na loja, com o vocalista a cantar numa jukebox. Johnny, que nunca tinha cantado na vida antes, foi aprovado pela sua postura e comportamento anti-social, em resumo, era perfeito para a vaga. Os ensaios começam. Agora a banda chama-se Sex Pistols e John Lydon vira Johnny Rotten.
O primeiro concerto acontece em 6 de Novembro de 1975, que foi um fiasco inevitável dada a pouca preparação da banda. Esse mítico show é retratado no filme 24H Party People.

0 bitaites: