badge

13 fevereiro 2008

PORTUGAL Sim ou Não ?


14 Fev - 22 Mai 2008
das 22:00 às 23:30 - AUDITÓRIO


A Fundação de Serralves promove um aprofundado debate sobre o Estado do País.
Para além de se pretender fazer um diagnóstico do estado das coisas, importará também fazer uma avaliação prospectiva. Isto é, equacionar um conjunto de questões que, partindo da mais simples (o país funciona?) até à mais pedagógica (como pode funcionar melhor?), seja capaz de desenhar uma cartografia do futuro (porque mares deveremos navegar?). Habituados a viver embalados na história de termos atravessado “mares nunca antes navegados”, importa hoje, sem dúvida, perguntar por onde queremos ir.
Na ressaca da Presidência Portuguesa da União Europeia, impunha-se este debate. É quase um lugar comum falar-se da nossa natureza ciclotímica, da circunstância de passarmos rapidamente da euforia à depressão e vice-versa. A formulação deste debate toma partido, com alguma ironia, dessa situação. “Portugal: Sim ou Não?” é por isso, mais do que a exigência de uma reposta definitiva, um pretexto para discutir o país.
Convidamos um conjunto de personalidades e pensadores da prática e da teoria nacional a protagonizarem esta discussão.
O ciclo organiza-se em torno de um conjunto de 9 sessões que pretendem varrer as várias áreas da intervenção e sentido do país. Desde territórios mais temáticos a outros mais efabulatórios.

As sessões serão constituídas pelas intervenções de dois prelectores e a moderação de um comentador em torno do tema em causa.
Com Jorge Sampaio, Vasco Graça Moura, José Manuel Fernandes, Adriano Moreira, Rui Moreira, Fátima Campos Ferreira, Artur Santos Silva, António Mexia, Helena Garrido, José Miguel Júdice, José Gomes Canotilho, Sofia Pinto Coelho, Nuno Severiano Teixeira, Paulo Portas, Mário Bettencourt Resendes, Maria de Lourdes Rodrigues, Eduardo Marçal Grilo, Manuel Carvalho, Mariano Gago, Manuel Sobrinho Simões, Andréia Azevedo Soares, Guilherme de Oliveira Martins, Manuela Melo, Anabela Mota Ribeiro, Eduardo Lourenço, José Gil e Maria João Seixas.

Comissário: Paulo Cunha e Silva

0 bitaites: