badge

26 março 2007

ES-PE-RAN-ÇA !


(Foto retirada de IndyMedia Galiza)

No dia 8 de Março a comunidade cigana do Freixo foi notificada de uma ordem de vistoria por parte da Câmara Municipal do Porto, com vista a uma futura ordem de despejo. Sem protocolos ou garantias de realojamento. Nada (o que também não é de estranhar, vindo da parte de quem vem…).

Desde esse dia, foram chamadas várias organizações e pessoas que quiseram mostrar e prestar o seu apoio e que têm permanecido lá, sempre, a acompanhar o processo e a ajudar naquilo que tem sido necessário sabendo - também SEMPRE! – que a discussão e decisão é da comunidade e não de um/uma qualquer que lá aparece a dar soluções mas que tem um tecto para onde voltar.

Na verdade têm sido dias de partilha. De conversas e brincadeiras à volta da fogueira. De sorrisos, jogos e sabores com meninos e meninas que trazem o mundo na voz. E aquilo que ganhamos é tão mais do que aquilo que podemos dar… Têm sido dias de luta – a tal, a completa, que traz estrelas nos olhos e gargalhadas de criança! Porque ali – com a Andreia, a Vera, a Vanessa, o Filipe, o Santiago… – acreditamos realmente que “o mundo é composto de mudança” e que a palavra SOLIDARIEDADE (tão difícil de pronunciar…) tem força de tempestade e de esperança… Sempre a mesma, percebem? A Esperança…

ES-PE-RAN-ÇA!

0 bitaites: