badge

20 março 2007

MAYDAY :::::: O Precariado Rebela-se :::::::: 2007


O PRECARIADO REBELA-SE

* No primeiro de Maio, que é o feriado mundial dos trabalhadores, realizam-se por toda a Europa as paradas MayDay. Essas iniciativas são manifestações de visibilidade do trabalho sem voz: os precários de todo o tipo.
* A primeira parada MayDay de Lisboa é uma festa rebelde que junta operadores de call center, imigrantes, bolseiros, intermitentes do espectáculo e do audiovisual,estagiários, desempregados e contratados a prazo, estudantes- (já/ainda/quase) -trabalhadores, etc…

* A precariedade invade todas as áreas da vida e é mais completa entre os mais novos. Sair de casa dos pais, aguentar uma renda ou um empréstimo, são coisas simples que se transformam em grandes riscos. O trabalho precário nem sempre é pago. É quase sempre mal pago. O patrão que emprega raramente é o que contrata: as empresas de trabalho temporário
multiplicam-se, crescem e exibem lucros milionários. Nelas, o salário é mais curto, o contrato pode acabar sem aviso e nem sempre deixando subsídio de desemprego.

* No MayDay, desfilaremos contra a exploração, contra o emagrecimento dos apoios sociais e à habitação, pelo direito a trabalhar sem chantagem e a um mínimo de independência e conforto. Ninguém quer passar o resto da vida a pensar como pagar a próxima conta e a fazer malabarismos com três trabalhos precários.

Precárias e precários, todos ao MAYDAY!

MayDay!! :: MayDay2007!! :: 1º Maio :: parada mayday até ao estádio 1º maio (inatel) :: participação na manif cgtp, do inatel à cidade universitária :: MayDay!! MayDay!!

2007.mayday@gmail.com

sessão MAYDAY! :: filmes curtos e precários


Quinta :: 22 Março :: 21:30h :: Ateneu de Lisboa

R. Portas de Sto.Antão, nº110 (rua do Coliseu)
sessão MAYDAY! :: filmes curtos e precários

Serão apresentados os seguintes vídeos:

  • ‘Amigo ou inimigo’ (Coreia, extracto, 24 minutos) Temporários das telecomunicações coreanas resistem ao despedimento.
  • ‘São Precário vai às compras’ (Milão, 5 minutos) Procissão em supermercado com o santo das precariedade.
  • ‘Dê-me uma ocupação das instalações com um McGreve’ (Paris, 4 minutos) Trabalhadores de um McDonalds entreamem greve e ocupam a loja por 6 meses).
  • ‘Precárias à deriva’ (Madrid, extracto, 20 minutos) Visita às vidas precárias de mulheres. Entrevista mútua.
  • ‘A triste verdade’ (EUA, extracto, 12 minutos) Michael Moore conta a história das empregadas mexicanas do Holliday Inn, que arriscaram a deportação por tentar criar um sindicato.
  • ‘Contrato-lixo’ (Barcelona, 3 minutos) Finalmente um contrato na Starbucks, mas algo cheira mal…
  • ‘MayDay Barcelona’ (Barcelona, 9 minutos) Videoclip da parada na Catalunha.

A projecção começa pontualmente (parece um filme!) às 21:30h.

0 bitaites: