badge

21 maio 2007

Estado Novo - debater para compreender


Nos dias que correm, podemos dizer que é evidente na sociedade portuguesa, alguma falta de discussão do período da História tão próximo de nós, e que parece ao mesmo tempo tão distante – o período denominado "Estado Novo". Caracterizado por uma ditadura conservadora, retirou a liberdade e a democracia ao povo português e provocou um grande atraso do país, entre outras coisas. A recente polémica em torno da criação da casa – museu António de Oliveira Salazar é um exemplo da falta de discussão e de algumas clarificações que se faz sentir. Na sequência de uma conversa, um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra decidiu promover um ciclo de encontros/debate com o objectivo de promover a discussão do período da ditadura portuguesa. Estas conferências terão lugar no foyer do Teatro Académico Gil Vicente nos dias 22 e 29 de Maio às 18h.

Programa:


Dia 22 de Maio 3ª feira
18h_ Café-Teatro

Valores do Estado Novo na Arquitectura e no Cinema

Com: José António Bandeirinha (Professor Doutorado em Arquitectura pelo Departamento de Arquitectura da FCTUC) e Paulo Cunha (Mestre em História pela FLUC e colaborador do CEIS 20)

Dia 29 de Maio 3ª feira
18h00_ Café-Teatro

Juventude, Renovação Cultural, Movimento Estudantil

Com: Rui Bebiano (Professor Doutorado em História Moderna e Contemporânea pela FLUC e investigador do Instituto de História e Teoria das Ideias e do Centro de Estudos Sociais) e Miguel Cardina (Mestre em História das Ideologias e Utopias Contemporâneas pela FLUC)

0 bitaites: