badge

08 maio 2007

As contas das eleições ainda não pararam......


A França viveu ontem a segunda noite consecutiva de protestos de jovens e de confrontos com a polícia em Paris e outras cidades. Pelo menos 100 pessoas foram detidas. A maior parte das prisões ocorreu em Paris, na sequência de uma manifestação de cerca de meio milhar de jovens contra a eleição de Sarkozy. Houve também manifestações anti-Sarkozy em Lille, Lyon, Nantes, Marselha, Caen, Rennes e Tours, algumas das quais autorizadas, outras espontâneas. Nem todas deram origem a incidentes.

Segundo a agência AFP, no município de Dervallières, subúrbio de Nantes, os manifestantes partiram montras e atiraram coquetéis molotov. No centro de Rennes, pelo menos 300 pessoas atacaram os policiais e incendiaram quatro automóveis. Em Caen, cerca de 800 manifestantes protestaram sem violência contra a eleição de Sarkozy, mas em Lille, a polícia enfrentou os jovens pela segunda noite consecutiva. As forças policiais dispersaram os manifestantes em Lille com bombas de gás lacrimogéneo por volta da meia-noite, detendo pelo menos seis pessoas.

Pelos menos 55 incêndios de veículos e mobiliário urbano foram registrados no triângulo composto por Lille, Roubaix e Tourcoing.

Na noite anterior, após o anúncio dos resultados eleitorais, ocorreram distúrbios em várias cidades francesas durante as quais foram queimados 730 veículos e detidas 592 pessoas.

0 bitaites: