badge

03 maio 2007

Mashup's para todas as idades

ou, como estamos a ser homogeneizados pela cultura "alternativa"

Uma avózinha de 80 anos chamada Sue Teller colocou no YouTube um vídeo de três minutos em que ensina a fazer mashups. O vídeo tem muita piada e demonstra como a tecnologia permite que pessoas façam coisas que nós não esperávamos - mesmo que esses actos sejam considerados ilegais à luz dos ditos direitos de autor -, porque estamos habituados a julgar os membros de uma determinada categoria demográfica ou social de acordo com determinados estereótipos. Por outro lado, a nossa tentação de fantasiar a realidade e de nos abstrairmos-nos do poder do marketing é demasiado grande. Isto porque se repararem bem no vídeo, poderão observar como ela está sempre acompanhada por uma lata de Mountain Dew, um refrigerante propriedade da Pepsi e no final aparece a mensagem “Promotional consideration provided by Mountain Dew.”. A atitude cool e descontraída do clip condiz bem com o espírito do site da MDTV, onde se podem ver uma série de vídeos sobre desportos radicais, música, jogos e… claro, anúncios televisivos da marca. Embora todos os indícios apontem para que se trate de uma campanha de marketing de guerrilha, pode-se dizer que é um excelente exemplo de democracia semiótica ou semiológica.

0 bitaites: