badge

22 outubro 2007

O fim da Irmandade do Poder na Polónia


O Partido Direito e Justiça dos gémeos Kaczynski, no poder há dois anos, foi arrasado nas eleições de ontem da Polónia pelo partido de centro-direita Plataforma Cívica. Os últimos resultados mostram que a Plataforma Cívica teve 43,7% e ficou muito perto da maioria absoluta, contra 30,4% do Partido Direito e Justiça. O primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski já reconheceu a derrota. A taxa de afluência às urnas superou os 55%, o que constitui um recorde em legislativas no país desde a instauração da democracia. A Plataforma Cívica anunciou que vai retirar as tropas polacas do Iraque em 2008.
O Partido dos Camponeses Polacos (PSL), uma formação pró-europeia aliada dos liberais, terá conseguído 7,9 a 8,4%.
"O papel da Plataforma será fazer a Polónia regressar ao coração da Europa", disse um dos seus dirigentes, Bronislaw Komorowski.
Tudo indica que a Plataforma Cívica não obteve votos suficientes para governar sozinha, mas o Partido dos Camponeses disse estar pronto para negociar uma coligação.
Por seu lado, Bogdan Zdrojewski, representante da Plataforma, disse que vai trazer para casa os cerca de 9 mil militares polacos que se encontram no Iraque: "As tropas polacas vão regressar do Iraque em 2008, porque a nossa missão nesse país terminou", disse. Zdrojewski disse ainda que a Polónia vai endurecer posições em relação aos planos de Washington para instalar um "escudo anti-míssil" europeu no país.

0 bitaites: