badge

12 outubro 2007

Instituto Abel Salazar lança programa de bolsas em cinco áreas da Medicina


O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, anunciou hoje que o programa de bolsas de investigação para alunos do curso de Medicina vai arrancar com projectos em cinco áreas científicas.
Os cinco projectos seleccionados referem-se a cardiologia de intervenção nuclear, lesões medulares, distúrbios de imunidade, disfunções sexuais e disfunções miccionais.
Para António Sousa Pereira, presidente do Conselho Directivo do ICBAS, os cinco projectos seleccionados são "um bom começo" para este programa de bolsas de investigação. Na intervenção que proferiu na cerimónia de apresentação do programa, Sousa Pereira manifestou a convicção de que a iniciativa mobilize um número crescente de alunos para a investigação clínica.
Cada um dos alunos seleccionados para este programa terá um orientador e um co-orientador do seu projecto de investigação, numa parceria entre o ICBAS e o Hospital Santo António. O programa de bolsas de investigação lançado pelo ICBAS envolve para este ano um investimento de 40 mil euros, integralmente assegurados pela empresa farmacêutica Roche.
António Sousa Pereira assegurou que a farmacêutica "aceitou ser parceiro neste projecto sem a pretensão de interferir nos projectos de investigação clínica que forem desenvolvidos".
Este projecto, inédito no país, tem como principal objectivo fomentar a investigação clínica em Portugal, numa altura em que são poucos os médicos que se dedicam à investigação.

Fonte:Público

0 bitaites: