badge

17 outubro 2007

Tod@s Junt@s na Luta Toda !


18 DE OUTUBRO
14H30
PARQUE DAS NAÇÕES - LISBOA

SÓ A LUTA VENCE O ABUSO !


Os trabalhadores exigem novas políticas. As políticas actuais, delineadas no plano europeu e nacional, conduzem a uma menor coesão social, ao crescimento das desigualdades e à acentuação da flexibilidade e da desregulamentação do mercado de trabalho.
Nunca, depois do 25 de Abril, esteve o mercado de trabalho tão desregulado como na vigência do actual Governo. Os contratos precários alcançam níveis dos mais elevados, abrangendo mais de 860 mil trabalhadores (22% dos trabalhadores assalariados). Estes trabalhadores estão sob uma grande pressão e com receio de perder os empregos sujeitam-se a condições de trabalho inaceitáveis. Em diversos sectores, com destaque para várias actividades de serviços, a desregulação dos horários conduz à prática de horários prolongadíssimos, através de horas extra que não são pagas e de trabalho gratuito no fim-de-semana. Esta violação das normas de trabalho é de facto consentida já que a fiscalização do cumprimento das disposições legais e contratuais não é devidamente assegurada.
As reivindicações da CGTP-IN para 2008 inserem-se no contexto mais global da preparação do XI Congresso da CGTP-IN. São as reivindicações mais prioritárias com vista à valorização do trabalho, a uma mais equitativa repartição do rendimento e à redução das desigualdades no país.

0 bitaites: