badge

30 outubro 2007

Festival Internacional de Cinema, Música e Multimédia regressa a Lisboa


De 8 a 14 de Novembro o, Número-Projecta – Festival Internacional de Cinema, Música e Multimédia regressa à capital. As várias exibições vão dividir-se pelo Centro Cultural O Século, Cinema S.Jorge e Cinema Quarteto.
Organizado pela Número-Arte E Cultura, em conjunto com a Videomorphose Número, a oitava edição do Número-Projecta tem como mote a promoção do multimédia e a cultura numérica, que associa os inseparáveis elementos da imagem e do som.
Durante uma semana, o festival dedicado à cultura VJ promove a actuação de alguns dos mais importantes DJ’s e VJ’s nacionais e internacionais–entre eles Cluster, Plagia, Sutekh e D-Fuse –, live-acts de nomes de culto da música electrónica portuguesa e mundial, filmes-concerto e espectáculos multimédia, mostras de vídeo-arte e ciclos de cinema de vanguarda.
Na secção de cinema há uma novidade: a categoria Produtora Nacional Convidada, que pretende mostrar a «aposta no trabalho independente e em estruturas inovadoras, que se adaptaram aos novos parâmetros de sistemas de produção e distribuição na indústria vídeo-cinematográfica». Vai ainda ser prestada homenagem à produtora Andar Filmes, que apresenta uma mostra ecléctica de cinco propostas de autores nacionais. A restante programação é muito diversificada. Há a secção Novo Cinema Espanhol, com uma selecção de alguns dos títulos mais significativos da produção independente espanhola; a Pink Films, com uma série de exemplos do cinema pink no Japão metropolitano; a retrospectiva, que este ano tem por objecto o videasta Tiago Pereira; e ainda a secção Festival Nacional Convidado, que exibe o que de melhor surgiu na edição deste ano do Festival Avanca.
Da programação Vídeo constam ainda as mostras O vídeo vai ao cinema, uma selecção de vídeo-arte portuguesa em estreita ligação com a arte e a linguagem cinematográficas, com alguns dos artistas mais sonantes da nova geração; o Projecto Heraclitus, e a antologia de obras do artista espanhol Manuel Saïz.

Os filmes do Número-Projecta 07’ são exibidos no cinema Quarteto de 8 a 14 de Novembro. Já os concertos, decorrem no Centro Cultural O Século, dia 8, e no Cinema S. Jorge nos dias 9 e 10.

Para mais infos visita o site oficial.

0 bitaites: