badge

02 outubro 2007

Livros e revistas em leilão inédito, no Porto


Uma das mais importantes bibliotecas particulares do Porto, com cerca de 3500 obras, pertencentes ao médico Alfredo Ribeiro dos Santos que retratam o percurso cultural e político do último século português, vai a leilão a partir de amanhã e até 11 de Outubro, na Junta de Freguesia do Bonfim.
"A biblioteca de Ribeiro dos Santos constitui um raro e precioso acervo de livros, jornais e revistas, altamente representativos do século XX português, obviamente orientado numa perspectiva republicana, socialista e laica", escreve Mário Soares, no prefácio do catálogo da colecção.
Em leilão, que decorrerá até 11 de Outubro, na Junta do Bonfim, Porto, vão ser vendidas espécies bibliográficas de grande raridade, como as revistas "A Águia", "Presença", "Orpheu", "Contemporânea", "Exílio", "Byzancio", "Portugal Futurista", "SW Sudoeste", "Athenas", "Manifesto", "Hidra", "Poesia Experimental", "A Galera", "Centauro", "Dionysos" e "Távola Redonda", entre outras.

“Gosto muito de falar, sou um fala-barato. Sou um prolixo com tantas coisas que não têm interesse. Tem um lápis vermelho? Depois corta muita coisa e aproveita só o que quiser”. - Vale a pena ler uma entrevista no Primeiro de Janeiro, onde esta figura se caracteriza na primeira pessoa, sem dúvida um marco da nossa cultura e da nossa politica.

0 bitaites: