badge

08 abril 2009

Porto 7 muda-se para o Soares dos Reis


À segunda volta, o Festival Internacional de Curtas-Metragens do Porto passa do vetusto e modesto Centro Católico Operário para o Museu Nacional Soares dos Reis. A mudança de casa «mostra o reconhecimento da importância de um festival como o Porto7 para a cidade», analisa o director, Francisco Lobo de Ávila, por escrito para o RASCUNHO.
As datas são antecipadas para o festival decorrer de 10 a 14 de Junho. Na edição de estreia, coincidiam com as festas de S. João. (E foi de propósito: «Quisemos aproveitar para mostrar a quem nos visitou, vindo de fora, como é que festejamos a data, de forma tão singular».) Agora, calha no S. António. (E calha não é maneira de dizer, calha mesmo: o objectivo, foi aproveitar os feriados nessa semana e tornar mais fácil a deslocação e disponibilidade do público», confidencia Lobo de Ávila.).
As sardinhas, a aguardente e o Vinho do Porto não estão em perigo. Mas isto é pensar demasiado à frente no calendário. Para já, é tempo de inscrições – que dura até 5 de Maio. Há três categorias competitivas: na internacional distribuem-se prémios para melhor curta-metragem, argumento original, actor e jovem realizador (até aos 30 anos); na de curtas Porto7 distingue-se a melhor peça de ficção que tenha a Invicta como tema; e, por fim, a secção dedicada aos videoclips musicais.

0 bitaites: