badge

15 abril 2009

TEMAS DE SEXOLOGIA em Serralves


16 Abr - 04 Jun 2009 - das 19:00 às 21:00 - Quintas - BIBLOTECA

À medida que o século XX se desdobrou, a Sexologia foi sendo encarada como mero sinónimo de um dos seus ramos – a Clínica. Deriva compreensível, se pensarmos que durante muito tempo a capacidade de intervenção terapêutica na área era diminuta, para frustração dos técnicos e desespero silencioso dos portadores de disfunções sexuais. Os protocolos de Masters e Johnson na década de sessenta e os mais recentes avanços medicamentosos transformaram por completo a situação, proporcionando alívio a maleitas que infernizavam a vida de indivíduos e casais.
Acontece que a Sexologia, entendida como o estudo multidisciplinar da Sexualidade, ecrã privilegiado de culturas e momentos históricos, sobreviveu mal – por culpa nossa… - a consultórios, análises, exercícios e receitas. Quase de um momento para o outro, dir-se-ia que, amuada, se transferira com armas e bagagens para a esfera de disciplinas que mantinham uma relação cortês mas distante com Psicologia e Medicina, como a Sociologia e a Antropologia. Quando muito, em vez de abrigar diversos olhares e saberes, saltitava de casa em casa, qual mãe viúva que aceita a hospitalidade dos vários filhos.
Eu e muitos outros não nos resignamos a tais espartilhos, os abençoados avanços clínicos não implicam o abandono da abordagem global da Sexualidade preconizada por homens e mulheres no início do século XX, por vezes com risco da própria vida, como na Alemanha nacional-socialista. Por isso o curso desta Primavera, a exemplo do que levámos a cabo no Outono de 2008, se debruçará sobre temas que não permitem ignorar as vertentes histórica, geográfica e cultural da Sexualidade. Por nostalgia de algum rigor? Certamente! Mas, sobretudo, pelo enorme gozo que tal viagem proporciona.
Temas a abordar: Auto-erotismo; A construção do conceito de Homossexualidade (I e II); O Amor nos Tempos Modernos (I e II); As metáforas da SIDA; Sexualidade e Envelhecimento; A História da Sexologia.

Concepção e orientação: Júlio Machado Vaz

Para se inscrever, imprima a ficha de inscrição (através do link abaixo), preencha-a e envie juntamente com o pagamento para a Fundação de Serralves.
http://www.serralves.pt/fichasinscricao/2009/ficha%20de%20inscri%E7ao%20WEB_%20Temas%20Sexologia.pdf

0 bitaites: