badge

14 janeiro 2007

I ENCONTRO NACIONAL DOS MÉDICOS PELA ESCOLHA














Os “Médicos Pela Escolha” realizaram ontem o seu 1º Encontro Nacional na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto. O evento contou com a participação de reputados cientistas e médicos, que pela sua experiência profissional contribuíram para um debate claro e objectivo sobre o tema da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG). Foram abordados temas como a embriologia e o desenvolvimento fetal, a saúde sexual e reprodutiva, o planeamento familiar e a contracepção, o aborto clandestino como problema grave para a saúde da mulher, a despenalização da IVG e o seu enquadramento no Sistema Nacional de Saúde (SNS) e ainda a experiência de países como a Suíça na forma como integraram a IVG no seu sistema de saúde.
O Encontro teve como oradores o Prof. Doutor Mário Sousa, o Prof. Doutor Alexandre Quintanilha, o Prof. Doutor Nuno Grande, a Dra. Ana Campos, a Dra. Mª José Alves, o Dr. Octávio Cunha e a Dra. Ana Lourenço, Ginecologista e responsável pelo serviço de IVG e contracepção para crianças e adolescentes no Hospital Universitário de Genebra.
Estiveram ainda presentes no evento o Prof. Doutor Pinto da Costa, o Dr. António Leuschner, director clínico do Hospital Magalhães Lemos, o Dr. Laranja Pontes, director clínico do IPO-Porto, o Dr. Raul César de Sá, director clínico do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, o Dr. Paulo Sarmento, director clínico da Maternidade Júlio Dinis, o Dr. Manuel Pizarro, médico e deputado na Assembleia da República, o Doutor Sousa Pereira, Presidente do Conselho Directivo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, o Dr. Sebastião Torres, chefe do serviço de Psiquiatria do Hospital do Vale do Sousa e a Dra. Gabriela Moita, psicóloga.
Estiveram presentes cerca de 200 profissionais ligados à saúde, que entre as várias intervenções proporcionaram bons momentos de debate. Estas enriqueceram o movimento no conhecimento das várias realidades e perspectivas, nacionais e internacionais, em matéria de IVG, salientando a importância de um vitória do SIM no próximo referendo sobre despenalização de IVG a 11 de Fevereiro.
A organização do Encontro felicita-se ainda pela presença dos vários órgãos da Comunicação Social, que ajudarão a difundir as mensagens e conclusões que retiramos deste encontro.

0 bitaites: